A relação da escola e do Conselho Tutelar no amparo à criança

Autores

  • Simone Pereira dos Santos
  • Lenita Maria Korbes

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8961

Resumo

Este artigo foi desenvolvido com o objetivo de compreender as relações efetivas entre o Conselho Tutelar de Sinop e a Escola Municipal Rodrigo Damasceno a fim de traçar uma trajetória da instituição de ensino contemplando a sua importância estratégica para o futuro das crianças, com isso, tentou-se analisar os trabalhos promovidos pelo Conselho Tutelar no âmbito escolar em consonância com os papéis sociais a estes atribuídos. Por se tratar de um estudo de natureza social optou-se em realizar a pesquisa qualitativa, em que o entendimento do contexto social e cultural são essenciais para a compreensão do tema. Dentro da pesquisa qualitativa optamos por realizar um estudo de caso, isso porque os métodos nos permitem analisar mais profundamente o fenômeno pesquisado. Para o contato com os sujeitos optou-se técnica de entrevista, a mesma foi elaborada com questões semi-estruturadas, em complemento foi realizado pesquisa bibliográfica com os autores Aranha, Ariés, Yves ainda como fonte de análise a legislação vigente sobre o tema, Convenção dos direitos da Criança, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei de Diretrizes e Bases e Constituição Federal. A pesquisa traz como resultado a necessidade da união dos contextos Familiar, Escolar e Municipal, ao último pelas atribuições precisas e inerentes do Conselho Tutelar, convergirem, no sentido da proteção integral das crianças e adolescentes. Se tais entidades realmente convergirem em ações educativas cidadãs, os obstáculos não seriam incapazes de superação e tampouco estará indefeso o direito a educação e consequentemente o amparo à criança.

Palavras-chave: educação; criança; escola; Conselho Tutelar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARANHA Maria Lucia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Zahar, 1978 :

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm>. Acesso em: 10 Mar. 2011.

______. Lei nº 8.069. Estatuto da Criança e do Adolescente, de 13 deJ de 1990. Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Brasil: CEDCA-MT, 2009/2010.

______ . Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília , DF, 23 dez. 1996.

YIN, Robert K. Estudo de Caso. Planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman,

YVES, Michaud. A Violência. São Paulo: Ática, 1989.

TRIVIÑOS, Augusto N.S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

UNICEF. A Convenção Sobre os Direitos da Criança. Assembléia Geral nas Nações Unidas em 20 de Novembro de 1989 e ratificada por Portugal em 21 de Setembro de 1990. Disponível em: < http://www.unicef.pt/docs/pdf_publicacoes/convencao_direitos_crianca2004.pdf >. Acesso em: 14 mar. 2011.

Downloads

Publicado

07-07-2011

Como Citar

Santos, S. P. dos, & Korbes, L. M. (2011). A relação da escola e do Conselho Tutelar no amparo à criança. Eventos Pedagógicos, 2(1), 271–279. https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8961

Edição

Seção

Seção Artigos