O brinquedo na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8948Resumo
A utilização do brinquedo ao longo da historia da humanidade tem servido a diferentes propósitos. Desde seu uso em adoração aos deuses, descontração, significado de ócio e também como fator educativo. Este último fator tem sido aceito no meio pedagógico como ferramenta educativa e facilitadora da aprendizagem. Para a fundamentação deste trabalho de pesquisa recorremos às contribuições de alguns teóricos que descreve sobre o assunto, dentre eles podemos destacar, Paulo Nunes de Almeida, Antonio Gomes Gil, Platão, Elizabth Salgado, Nelson Spector, José Luiz Straub, Gilles Brougère, Vigotsky, Bíblia Sagrada (Mateus Capitulo 19 versículo 13-15). Foi utilizado uma abordagem qualitativa e estudo de caso, através de entrevista semi-estruturada e da observação participante. A análise foi feita em uma creche municipal de educação infantil no ano de 2010 em Sinop-MT, onde é apresentado o dia a dia das crianças a forma com que são utilizados os brinquedos e a função das brincadeiras naquele contexto, como são confeccionados e como os mesmos contribuem para o aprendizado, socialização e crescimento dos alunos ali inseridos.
Palavras-chave: brinquedo; educação infantil.
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Referências
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