O brinquedo na educação infantil

Autores

  • Izaura Francisca de Oliveira
  • Lenita Maria Korbes

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8948

Resumo

A utilização do brinquedo ao longo da historia da humanidade tem servido a diferentes propósitos. Desde seu uso em adoração aos deuses, descontração, significado de ócio e também como fator educativo. Este último fator tem sido aceito no meio pedagógico como ferramenta educativa e facilitadora da aprendizagem. Para a fundamentação deste trabalho de pesquisa recorremos às contribuições de alguns teóricos que descreve sobre o assunto, dentre eles podemos destacar, Paulo Nunes de Almeida, Antonio Gomes Gil, Platão, Elizabth Salgado, Nelson Spector, José Luiz Straub, Gilles Brougère, Vigotsky, Bíblia Sagrada (Mateus Capitulo 19 versículo 13-15). Foi utilizado uma abordagem qualitativa e estudo de caso, através de entrevista semi-estruturada e da observação participante. A análise foi feita em uma creche municipal de educação infantil no ano de 2010 em Sinop-MT, onde é apresentado o dia a dia das crianças a forma com que são utilizados os brinquedos e a função das brincadeiras naquele contexto, como são confeccionados e como os mesmos contribuem para o aprendizado, socialização e crescimento dos alunos ali inseridos.

Palavras-chave: brinquedo; educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: prazer de estudar, técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

BIBLIA SAGRADA. Versão revisada da tradução de João Ferreira de Almeida. 3. imp. Rio de Janeiro: Imprensa Bíblica do Brasil, 1988.

BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo, julho, 1998.

GIL, Antonio Gomes. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

PLATÃO. A República. São Paulo: Nova Cultura, 2004.

SALGADO, Elizabeth. A importância do brincar. Disponível em: <http://www.elisabethsalgadoencontrandovoce.com/importancia_brincar.html>. Acesso em: 28 fev. 2011.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1998.

STRAUB, José Luiz. Infâncias e Brincadeiras: culturas que governam. Caceres – MT: Editora Unemat, 2010.

SPECTOR, Nelson. Manual para a redação de testes, projetos de pesquisa e artigos científicos. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

Downloads

Publicado

07-07-2011

Como Citar

Oliveira, I. F. de, & Korbes, L. M. (2011). O brinquedo na educação infantil. Eventos Pedagógicos, 2(1), 138–147. https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8948

Edição

Seção

Seção Artigos