Práxis pedagógica do professor e o aluno com Síndrome de Down: uma reflexão necessária

Autores

  • Pricila Gonçalves da Silva
  • Edneuza Alves Trugillo

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8960

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo buscar o respeito das diferenças sem excesso de cuidados e sem preconceitos. O ponto principal do nosso trabalho é o respeito para com as pessoas, independentemente de qualquer diferença existente, afinal o que julgamos ‘normal’ pode não ser ‘normal’, todos têm direitos iguais e somos iguais. A sociedade deveria ver as crianças com Síndrome de Down como crianças capazes de alcançarem seus objetivos e não como crianças deficientes, que não pode isso ou aquilo, roubando delas seus sonhos, que por sinal pode ser alcançados como o de qualquer outra criança. A escola pesquisada foi a Escola Estadual de 1° e 2º Nossa Senhora da Glória, os participantes envolvidos foram os alunos e professores do segundo ano. Fizemos entrevistas com alunos e professores abordando a inclusão de alunos com Síndrome de Down na escola, e percebemos que tanto a escola quanto os profissionais não estão capacitados para receber essas crianças. Já os alunos estavam adorando a convivência com o colega com Síndrome de Down, e respeitavam o espaço do colega e as diferenças existentes. Sendo assim, a nossa preocupação conclusiva é se os professores e a escola estão hábitos a trabalhar e a receber uma criança com necessidades especiais, em sua escola e sala de aula.

Palavras-chave: Síndrome de Down; respeito; inclusão; professore capacitados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília , DF, 23 dez. 1996.

INCLUSÃO BRASIL: Incluindo Alunos Com Síndrome de Down na Escola. . Acesso em: 20 mar. 2008.

MANTOAN, Teresa Eglér Maria (COORD). A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Senac, 1997.

OS PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN E A EDUCAÇÃO FÍSICA. < www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/4mostra/pdfs/565.pdf>. Acesso em: 07 maio 2009.

PUESCHEL, Siegfried (Org). Síndrome de Down guia para pais e educadores. Campinas: Papirus, 1993.

SÍNDROME DE DOWN: Entre a Exclusão Social. E a Inclusão na Lógica Capitalista < www.portalsindromededwn.com/artigos/guga.doc>. Acesso em: 07 abr. 2008.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sócias: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

07-07-2011

Como Citar

Silva, P. G. da, & Trugillo, E. A. (2011). Práxis pedagógica do professor e o aluno com Síndrome de Down: uma reflexão necessária. Eventos Pedagógicos, 2(1), 250–259. https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8960

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>