Crianças com Síndrome de Down: tem lugar na escola?

Autores

  • Suelenn Barbosa dos Santos
  • Edneuza Alves Trugillo

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8965

Resumo

O presente trabalho visa analisar o ensino oferecido para os alunos com síndrome de Down, na Escola Gente Esperança/APAE de Sinop/MT. A escola de educação especial por sua vez, especializadas para ensinar crianças com diferentes deficiências, tendo o convívio com outras crianças com necessidades especiais e um atendimento personalizado para tais, busco investigar se os profissionais da educação encontram dificuldades para desempenhar seu trabalho pedagógico. A fim de desenvolver uma pesquisa que pudesse responder as minhas dúvidas, realizamos uma pesquisa bibliográfica que permite a construção teórica sobre o tema proposto pelo trabalho, nesta pesquisa adotamos uma abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso, no qual o pesquisador terá contato direto com o objeto de análise por meio de observações, conversas informais e questionário semi-estruturado.

Palavras-chave: educação; educação especial; Síndrome de Down; professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares. Brasília: MEC/ SEF/ SEESP, 1999.

GOLDENBERG, Mirian. A Arte de Pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 9.ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.

WERNECK, Claudia. Muito prazer, eu existo: um livro sobre o portador de síndrome de Down. São Paulo: Memnon, 1992.

ENTREVISTA

CRIS. Cris: nome fantasia. Depoimento. [26.mar. 2011]. Entrevistadora: Suelenn Barbosa dos Santos. Sinop, MT, 2011. mp5 (12 min 48 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre Educação Especial.

Downloads

Publicado

07-07-2011

Como Citar

Santos, S. B. dos, & Trugillo, E. A. (2011). Crianças com Síndrome de Down: tem lugar na escola?. Eventos Pedagógicos, 2(1), 290–298. https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8965

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>