Crianças com Síndrome de Down: tem lugar na escola?
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8965Resumo
O presente trabalho visa analisar o ensino oferecido para os alunos com síndrome de Down, na Escola Gente Esperança/APAE de Sinop/MT. A escola de educação especial por sua vez, especializadas para ensinar crianças com diferentes deficiências, tendo o convívio com outras crianças com necessidades especiais e um atendimento personalizado para tais, busco investigar se os profissionais da educação encontram dificuldades para desempenhar seu trabalho pedagógico. A fim de desenvolver uma pesquisa que pudesse responder as minhas dúvidas, realizamos uma pesquisa bibliográfica que permite a construção teórica sobre o tema proposto pelo trabalho, nesta pesquisa adotamos uma abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso, no qual o pesquisador terá contato direto com o objeto de análise por meio de observações, conversas informais e questionário semi-estruturado.
Palavras-chave: educação; educação especial; Síndrome de Down; professor.
Downloads
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares. Brasília: MEC/ SEF/ SEESP, 1999.
GOLDENBERG, Mirian. A Arte de Pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 9.ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.
WERNECK, Claudia. Muito prazer, eu existo: um livro sobre o portador de síndrome de Down. São Paulo: Memnon, 1992.
ENTREVISTA
CRIS. Cris: nome fantasia. Depoimento. [26.mar. 2011]. Entrevistadora: Suelenn Barbosa dos Santos. Sinop, MT, 2011. mp5 (12 min 48 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre Educação Especial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.