Modificações do processo avaliativo da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Mônica de Almeida Mendes
  • José Luiz Müller

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8966

Resumo

A presente pesquisa aborda a temática: Modificações do processo avaliativo da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresentamos os aspectos que envolvem a avaliação no método tradicional de ensino, bem como, a metodologia utilizada na Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana, que traz uma nova metodologia de ensino e uma nova forma de avaliar, chamada de avaliação formativa, que tem por objetivo buscar a interação professor/aluno, respeitando as capacidades, oportunizando-os momentos de expressar suas idéias. Embasamo-nos em autores como Jussara Hoffmann e Jefferson Mainardes, que colaboram para o entendimento de questões como: O que é avaliar e Qual a importância da avaliação na Educação tradicional e nos Ciclos. Utilizamos a Lei de Diretrizes e Bases, para nos informar quanto à forma de organização curricular, como a avaliação deve ocorrer de modo que promova o desenvolvimento do aluno. Para contemplar as questões que nortearam a investigação, utilizamos o método de pesquisa qualitativo, por meio de questionários, bem como realização de entrevista com uma profissional do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Sinop – MT, que nos apresentou a visão atual dos problemas e evoluções deste modelo de avaliação. Por fim, consideramos a avaliação no dia a dia da educação, apresentando a necessidade de todos os tipos de avaliação de maneira que são apresentadas as situações em que cada uma é utilizada, e quais seus objetivos ao serem aplicadas.

Palavras-chave: educação; avaliação; instrumento de aprendizagem; avaliação formativa; avaliação somativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, Marisa Inês Brescovici. Resistência Docente à Escola Ciclada. 5 v. Brasília: Líber Livro. 2006.

BRASIL. Lei n° 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 20 dez. 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf >. Acesso em: 14 abr. 2011.

DEMO, Pedro. Mitologias da Avaliação: de como ignorar, em vez de enfrentar problemas. Campinas: Autores Associados, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido: saberes necessários à prática educativa. 18 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: Como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 1993.

MAINARDES, Jefferson. Escola em ciclos: fundamentos e debates. São Paulo: Cortez, 2009.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho cientifico. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU. 1986.

TRIVIÑOS, Augusto Nibal da Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo, Atlas, 1987.

WEIMER, Mabel Strobel Moreira; NAKATANI, Noeli Bertelli. Escola Ciclada de Mato Grosso. 2 ed. Cuiabá: SEDUC, 2001

ENTREVISTA

BARBUIO. Ângela Maria Dezan: depoimento. [28 abr. 2011]. Entrevistadora: Mônica de Almeida Mendes. Sinop, MT, 2011. mp4 (43 min 07 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre as modificações do processo avaliativo da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.

Downloads

Publicado

07-07-2011

Como Citar

Mendes, M. de A., & Müller, J. L. (2011). Modificações do processo avaliativo da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Eventos Pedagógicos, 2(1), 240–249. https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8966

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>