Família e escola: uma participação interativa no contexto da educação infantil

Autores

  • Anne Kelly Hetzel de Araujo Anastacio
  • Jaqueline Pasuch

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8935

Resumo

Na presente pesquisa refletimos sobre a participação da família e suas interações com a escola e as crianças, no contexto da educação infantil, em uma escola da rede privada do município de Sinop - MT. A escola pesquisada está localizada no Centro da cidade e atende um público de classe média alta. Os objetivos da pesquisa foram no sentido de abordar a temática da participação da família no contexto escolar e suas implicações para as crianças, assim como compreender as ações que a escola de educação infantil desenvolve para que aconteçam interações das crianças e dos profissionais da escola com as famílias. Enquanto caminho metodológico, buscamos as análises da pesquisa qualitativa, através da observação participante. Foi realizado questionário aberto com uma professora e duas mães, e observação em sala de aula. Durante o período da observação podemos constatar que havia uma relevante participação da família, porém houve ausência por parte da escola quanto ao seu papel promotor de interações dos pais/mães no contexto escolar da criança, de maneira educativa. Os interlocutores teóricos foram: Charlot; Craidy & Kaercher; Bernard Lahire; Gérard Guillot. Com os dados construídos durante a presente pesquisa podemos refletir que as escolas poderiam promover reuniões para conscientizar a família da importância não só de uma participação de gênero festivo, mas também educativo, pois cabe a escola a responsabilidade de promover a participação da família em seu contexto e, dessa forma, contribuir para que mudanças significativas ocorram no desenvolvimento das crianças.

Palavras-chave: criança; família; escola de educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALTAZAR, José Antônio. et al. Família e Escola: um espaço interativo e de conflitos. São Paulo: Arte e Ciência, 2006.

BECKER, Howard Saul. Métodos de Pesquisa em Ciência Sociais. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

QUESTIONÁRIO

CLAÚDIA. Claúdia: nome fantasia. depoimento. [25 mar. 2011]. Pesquisadora:Anne Kelly Hetzel de Araújo Anastácio. Sinop, MT, 2011. questionário ( 2 páginas). Questionário concedido para a Monografia sobre FAMÍLIA E ESCOLA: Uma participação interativa contexto da Educação Infantil .

MARIA. Maria: nome fantasia. depoimento. [25 mar. 2011]. Pesquisadora:Anne Kelly Hetzel de Araújo Anastácio. Sinop, MT, 2011. questionário ( 2 páginas). Questionário concedido para a Monografia sobre FAMÍLIA E ESCOLA: Uma participação interativa contexto da Educação Infantil .

MARTA. Marta: nome fantasia. depoimento. [25 mar. 2011]. Pesquisadora:Anne Kelly Hetzel de Araújo Anastácio. Sinop, MT, 2011. questionário ( 2 páginas). Questionário concedido para a Monografia sobre FAMÍLIA E ESCOLA: Uma participação interativa contexto da Educação Infantil .

Downloads

Publicado

07-07-2011

Como Citar

Anastacio, A. K. H. de A., & Pasuch, J. (2011). Família e escola: uma participação interativa no contexto da educação infantil. Eventos Pedagógicos, 2(1), 42–49. https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8935

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)