Família e escola: uma participação interativa no contexto da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8935Resumo
Na presente pesquisa refletimos sobre a participação da família e suas interações com a escola e as crianças, no contexto da educação infantil, em uma escola da rede privada do município de Sinop - MT. A escola pesquisada está localizada no Centro da cidade e atende um público de classe média alta. Os objetivos da pesquisa foram no sentido de abordar a temática da participação da família no contexto escolar e suas implicações para as crianças, assim como compreender as ações que a escola de educação infantil desenvolve para que aconteçam interações das crianças e dos profissionais da escola com as famílias. Enquanto caminho metodológico, buscamos as análises da pesquisa qualitativa, através da observação participante. Foi realizado questionário aberto com uma professora e duas mães, e observação em sala de aula. Durante o período da observação podemos constatar que havia uma relevante participação da família, porém houve ausência por parte da escola quanto ao seu papel promotor de interações dos pais/mães no contexto escolar da criança, de maneira educativa. Os interlocutores teóricos foram: Charlot; Craidy & Kaercher; Bernard Lahire; Gérard Guillot. Com os dados construídos durante a presente pesquisa podemos refletir que as escolas poderiam promover reuniões para conscientizar a família da importância não só de uma participação de gênero festivo, mas também educativo, pois cabe a escola a responsabilidade de promover a participação da família em seu contexto e, dessa forma, contribuir para que mudanças significativas ocorram no desenvolvimento das crianças.
Palavras-chave: criança; família; escola de educação infantil.
Downloads
Referências
BALTAZAR, José Antônio. et al. Família e Escola: um espaço interativo e de conflitos. São Paulo: Arte e Ciência, 2006.
BECKER, Howard Saul. Métodos de Pesquisa em Ciência Sociais. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
QUESTIONÁRIO
CLAÚDIA. Claúdia: nome fantasia. depoimento. [25 mar. 2011]. Pesquisadora:Anne Kelly Hetzel de Araújo Anastácio. Sinop, MT, 2011. questionário ( 2 páginas). Questionário concedido para a Monografia sobre FAMÍLIA E ESCOLA: Uma participação interativa contexto da Educação Infantil .
MARIA. Maria: nome fantasia. depoimento. [25 mar. 2011]. Pesquisadora:Anne Kelly Hetzel de Araújo Anastácio. Sinop, MT, 2011. questionário ( 2 páginas). Questionário concedido para a Monografia sobre FAMÍLIA E ESCOLA: Uma participação interativa contexto da Educação Infantil .
MARTA. Marta: nome fantasia. depoimento. [25 mar. 2011]. Pesquisadora:Anne Kelly Hetzel de Araújo Anastácio. Sinop, MT, 2011. questionário ( 2 páginas). Questionário concedido para a Monografia sobre FAMÍLIA E ESCOLA: Uma participação interativa contexto da Educação Infantil .
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.