Quem faz a história da Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno Sinop / MT?

Autores

  • Iracema de Almeida Cardozo Damasceno
  • Marion Machado Cunha

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8946

Resumo

No artigo problematizamos a existência da Instituição Escolar Rodrigo Damasceno de Sinop, valendo, principalmente, das vozes de seus sujeitos. Para isso lançamos como inquietação dessa pesquisa a seguinte questão: sob que condição histórica se constituiu a institucionalidade da escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno, considerando o processo social, político e cultural da cidade de Sinop de 1992 a 2009? E, como objetivo geral, privilegiamos analisar a historia da Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno, enfatizando seu desenvolvimento institucional no contexto histórico de Sinop. A metodologia em análise primou em registrar a memória viva, as emoções, as paixões, o olhar, a perspectiva peculiar e os sentimentos de indivíduos, a partir da abordagem qualitativa. Muitas das narrativas obtidas por fontes orais dizem respeito a fatos não registrados por outros tipos de documentos, a fatos cuja documentação se deseja completar ou abordar por ângulos diversos. As vivências do mundo do trabalho escolar, de um tempo que vai se construindo por várias relações objetivas e subjetivas, entre sua necessidade de garantir sua vivência e o tempo que é ditado por uma estrutura social e econômica, que impõe um tempo alheio a vida, nesse caso no tempo das Escolas. O que compreendemos da Escola Rodrigo Damasceno? Sua origem é resultado também da luta por uma educação escolar, como espaço de direito e de fato para os trabalhadores. Compreender o processo histórico de constituição dessa Escola, com vista a contribuir para as pesquisas sobre a história da educação.

Palavras-chave: educação; escola; colonização; narrativas.

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Referências

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Publicado

07-07-2011

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Quem faz a história da Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno Sinop / MT?. (2011). Eventos Pedagógicos, 2(1), 121-130. https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8946

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