Avaliação escolar: prova e outros instrumentos para avaliar
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8969Resumo
Neste trabalho vemos que a avaliação escolar, a prova e outros instrumentos de avaliação são uma atividade muito complexa que não se sintetiza somente a aplicação de provas e aplicar notas aos alunos nomeando-os como bons ou ruins. O objetivo é mostrar a necessidade de se entender e aprender a usar outros instrumentos de avaliação qualitativa e diagnóstica e não de forma punitiva trazendo à tona a prova como única forma de avaliar, metodologias estas apontadas por autores como Cipriano Carlos Luckesi e Pedro Demo que são base de contribuição no desenvolver da pesquisa. A abordagem da pesquisa foi de forma qualitativa para que através das observações e elaboração de questionário respondido por duas professoras do Ensino Fundamental, procedimentos estes que contribuíram para a compreensão das situações envolvendo a avaliação dentro do contexto proposto. Logo após as análises dos dados e de contribuições bibliográficas entende-se qual a verdadeira finalidade da avaliação escolar, que é auxiliar no progresso de aprendizagem.
Palavras-chave: educação; avaliação escolar; ensino-aprendizagem.
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Referências
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