Avaliação escolar: prova e outros instrumentos para avaliar

Autores

  • Alessandra Cristiane dos Santos
  • José Luiz Müller

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8969

Resumo

Neste trabalho vemos que a avaliação escolar, a prova e outros instrumentos de avaliação são uma atividade muito complexa que não se sintetiza somente a aplicação de provas e aplicar notas aos alunos nomeando-os como bons ou ruins. O objetivo é mostrar a necessidade de se entender e aprender a usar outros instrumentos de avaliação qualitativa e diagnóstica e não de forma punitiva trazendo à tona a prova como única forma de avaliar, metodologias estas apontadas por autores como Cipriano Carlos Luckesi e Pedro Demo que são base de contribuição no desenvolver da pesquisa. A abordagem da pesquisa foi de forma qualitativa para que através das observações e elaboração de questionário respondido por duas professoras do Ensino Fundamental, procedimentos estes que contribuíram para a compreensão das situações envolvendo a avaliação dentro do contexto proposto. Logo após as análises dos dados e de contribuições bibliográficas entende-se qual a verdadeira finalidade da avaliação escolar, que é auxiliar no progresso de aprendizagem.

Palavras-chave: educação; avaliação escolar; ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 1985.

DEMO, Pedro. Pesquisa e informação qualitativa: aportes metodológicos. Campinas: Papirus, 2001.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação: Mito e Desafio: uma Perspectiva Construtivista. 27. ed. Porto Alegre: Mediação, 1999.

HOFFMANN, Jussara. Contos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre: Mediacao, 1998.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: ArtMed, 1999.

Downloads

Publicado

07-07-2011

Como Citar

Santos, A. C. dos, & Müller, J. L. (2011). Avaliação escolar: prova e outros instrumentos para avaliar. Eventos Pedagógicos, 2(1), 24–31. https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8969

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>