O desenho como instrumento de aprendizagem na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8949Resumo
Neste artigo, exponho a pesquisa do desenho como instrumento de aprendizagem na educação infantil. A partir do momento que a criança ingressa na vida escolar ela tem a possibilidade, ou não, de desenvolver os aspectos cognitivos, motores, afetivos e sociais, o que, segundo vários especialistas, podem ser facilitados com o auxílio de atividades que envolvam desenhos. Essa pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2010 e no primeiro semestre de 2011 em uma sala de maternal III de uma creche da rede municipal de ensino na cidade de Sinop/MT, com crianças de 3 a 4 anos. Para a pesquisa foram utilizadas bibliografias de diversos especialistas no assunto como: Edith Derdyk, Louiz, Porcher, Marina Guedes dos Reis, Florence Meredieu, Caroline Faria e também a análise das observações do comportamento das crianças da professora e monitora durante o desenvolvimento das atividades. No total foram feitos três questionários: com a professora, coordenadora e monitora. Buscávamos saber como o desenho auxilia a criança facilitando o processo ensino aprendizagem e como se expressam através do que produzem. O resultado aponta para a importância de se estudar o processo de construção do desenho pela criança e não apenas a interpretação do desenho pronto e também a importância do ato de desenhar para que a criança crie e expresse sua visão do meio em que vive, e o comportamento do professor frente a esse processo é fundamental para que os objetivos sejam atingidos.
Palavras-chave: educação; educação infantil; desenho; instrumento de aprendizagem.
Downloads
Referências
CUNHA, Suzana Rangel Vieira da. Cor, Som e Movimento. Porto Alegre: Mediação, 1999.
DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho. São Paulo: Scipione, 1989.
FARIA. Caroline. Artigo A História do Desenho. Disponível em: < http://www.infoescola.com/artes/historia-do-desenho/ >. Acesso em: 05 mar. 2011.
PORCHER, Louiz. Educação Artística: Luxo ou necessidade. 5. ed. São Paulo: Summus, 1992.
REIS, Silvia Marina Guedes dos. 150 idéias para o trabalho criativo com crianças de 2 a 6 anos. São Paulo: Papiros, 2002.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
QUESTIONÁRIO
COORDENADORA. Coordenadora. Depoimento. [17 mar. 2011] Investigadora: Jacileide de Arruda Sousa. Sinop, MT, 2011. 3 f. Questionário respondido para a monografia sobre O Desenho como Instrumento de Aprendizagem na Educação Infantil.
MONITORA. Monitora. Depoimento. [17 mar. 2011] Investigadora: Jacileide de Arruda Sousa. Sinop, MT, 2011. 3 f. Questionário respondido para a monografia sobre O Desenho como Instrumento de Aprendizagem na Educação Infantil.
PROFESSORA. Professora. Depoimento. [17 mar. 2011] Investigadora: Jacileide de Arruda Sousa. Sinop, MT, 2011. 3 f. Questionário respondido para a monografia sobre O Desenho como Instrumento de Aprendizagem na Educação Infantil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.