O desenho como instrumento de aprendizagem na educação infantil

Autores

  • Jacileide de Arruda Sousa
  • Alceu Zoia

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8949

Resumo

Neste artigo, exponho a pesquisa do desenho como instrumento de aprendizagem na educação infantil. A partir do momento que a criança ingressa na vida escolar ela tem a possibilidade, ou não, de desenvolver os aspectos cognitivos, motores, afetivos e sociais, o que, segundo vários especialistas, podem ser facilitados com o auxílio de atividades que envolvam desenhos. Essa pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2010 e no primeiro semestre de 2011 em uma sala de maternal III de uma creche da rede municipal de ensino na cidade de Sinop/MT, com crianças de 3 a 4 anos. Para a pesquisa foram utilizadas bibliografias de diversos especialistas no assunto como: Edith Derdyk, Louiz, Porcher, Marina Guedes dos Reis, Florence Meredieu, Caroline Faria e também a análise das observações do comportamento das crianças da professora e monitora durante o desenvolvimento das atividades. No total foram feitos três questionários: com a professora, coordenadora e monitora. Buscávamos saber como o desenho auxilia a criança facilitando o processo ensino aprendizagem e como se expressam através do que produzem. O resultado aponta para a importância de se estudar o processo de construção do desenho pela criança e não apenas a interpretação do desenho pronto e também a importância do ato de desenhar para que a criança crie e expresse sua visão do meio em que vive, e o comportamento do professor frente a esse processo é fundamental para que os objetivos sejam atingidos.

Palavras-chave: educação; educação infantil; desenho; instrumento de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CUNHA, Suzana Rangel Vieira da. Cor, Som e Movimento. Porto Alegre: Mediação, 1999.

DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho. São Paulo: Scipione, 1989.

FARIA. Caroline. Artigo A História do Desenho. Disponível em: < http://www.infoescola.com/artes/historia-do-desenho/ >. Acesso em: 05 mar. 2011.

PORCHER, Louiz. Educação Artística: Luxo ou necessidade. 5. ed. São Paulo: Summus, 1992.

REIS, Silvia Marina Guedes dos. 150 idéias para o trabalho criativo com crianças de 2 a 6 anos. São Paulo: Papiros, 2002.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

QUESTIONÁRIO

COORDENADORA. Coordenadora. Depoimento. [17 mar. 2011] Investigadora: Jacileide de Arruda Sousa. Sinop, MT, 2011. 3 f. Questionário respondido para a monografia sobre O Desenho como Instrumento de Aprendizagem na Educação Infantil.

MONITORA. Monitora. Depoimento. [17 mar. 2011] Investigadora: Jacileide de Arruda Sousa. Sinop, MT, 2011. 3 f. Questionário respondido para a monografia sobre O Desenho como Instrumento de Aprendizagem na Educação Infantil.

PROFESSORA. Professora. Depoimento. [17 mar. 2011] Investigadora: Jacileide de Arruda Sousa. Sinop, MT, 2011. 3 f. Questionário respondido para a monografia sobre O Desenho como Instrumento de Aprendizagem na Educação Infantil.

Downloads

Publicado

07-07-2011

Como Citar

Sousa, J. de A., & Zoia, A. (2011). O desenho como instrumento de aprendizagem na educação infantil. Eventos Pedagógicos, 2(1), 148–158. https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8949

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)