Percepções ambientais dos alunos de uma turma de 5º ano da Escola Sadao Watanabe em Sinop/MT

Autores

  • Dirlei Borges dos Santos Kotzko
  • Aumeri Carlos Bampi

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8909

Resumo

A educação ambiental é, sem dúvida, a base edificante na construção da percepção que os indivíduos possuem a respeito do meio em que vivem. Este artigo apresenta os resultados do estudo sobre percepções ambientais dos alunos de uma turma de quinto ano de uma escola pública de Sinop/MT. A turma de vinte alunos foi dividida em cinco grupos, no momento da entrevista oral, gravada e transcrita para a análise dos dados obtidos. Nessa pesquisa, os alunos expuseram suas ideias sobre a temática ambiental, de forma oral, espontânea e através de desenhos. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, o trabalho teve como referencial teórico os conceitos fundamentais dos autores Mauro Guimarães, Marcos Reigota e Genebaldo Freire Dias. Após analisados os dados coletados observou-se que a crianças pesquisadas recebem educação ambiental das mais variadas fontes: na família, através da mídia, e, sobretudo na escola. Nota-se em seus discursos, uma crescente preocupação com o meio em que vivem, desde já buscando respostas aos problemas, conscientes de que está nas mãos do homem o equilíbrio ecológico. Demonstram que já detém uma opinião praticamente formada a respeito do seu papel enquanto futuros cidadãos conscientes agentes e participantes do ambiente no qual estão inseridos. Isso contribui significativamente na construção das percepções ambientais de cada um, pois se percebem como parte integrante da sociedade, chamando para si a responsabilidade pela sua permanência de forma saudável ou não, nesse ambiente que chamamos Terra.

Palavras-chave: educação ambiental; meio ambiente; percepções ambientais; alunos do ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Lícia; SOARES, Geraldo; PINTO, Virgínia. Oficinas ecológicas: uma proposta de mudanças. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde. 3. ed. Brasília: Ministério da Educação, 2001.

CHIZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.

FERNANDES, Roosevelt da Silva. Percepção Ambiental dos Alunos da Faculdade Brasileira. 2002. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2011.

GUIMARÃES, Mauro. Educação ambiental: no consenso um embate. São Paulo: Papirus, 2000.

______. A dimensão ambiental na educação. São Paulo: Papirus, 1995.

MEDINA, Naná Mininni; SANTOS, Elizabeth da Conceição. Educação ambiental: uma metodologia participativa de formação. 3. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

PENTEADO, Heloísa Dupas. Meio ambiente e formação de professores. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2001.

Downloads

Publicado

07-07-2011

Como Citar

Kotzko, D. B. dos S., & Bampi, A. C. (2011). Percepções ambientais dos alunos de uma turma de 5º ano da Escola Sadao Watanabe em Sinop/MT. Eventos Pedagógicos, 2(1), 72–81. https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8909

Edição

Seção

Seção Artigos