A afetividade na relação professor-aluno no processo de formação e aprendizagem na educação infantil

Autores

  • Marta Rodrigues Vezaro
  • Isabela Augusta Andrade Souza

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8958

Resumo

Neste artigo, analisou-se a importância da relação afetiva professor-aluno no processo de formação e aprendizagem na Educação Infantil, tendo como aporte teórico as contribuições dos estudos da prática pedagógica a partir de Paulo Freire, quanto à relação professor-aluno; e na questão da afetividade, através do olhar da psicologia, como as teorias de Vygotsky a partir das leituras de Ana Rita Silva Almeida e Teresa Cristina Rego e as teorias de Wallon a partir das leituras de Marta Kohl de Oliveira, sendo que estas duas últimas teorias também irão desvelar os processos do desenvolvimento infantil. A trajetória da pesquisa se deu por meio da abordagem qualitativa e seu desenrolar através de entrevistas semi-estruturadas com nove professoras de diferentes turmas da Educação Infantil. De acordo com os estudos e análises, entende-se que a relação professor-aluno deve possibilitar trocas de experiências e saberes entre ambos e que a afetividade é imprescindível na construção integral da criança, inclusive na formação de sua personalidade. É necessário também o professor se atentar para sua prática, seu planejamento e ser conhecedor de que suas ações interferem diretamente na história da criança, seja positiva ou negativamente. Conclui-se que o afeto do professor em sala de aula, principalmente na Educação Infantil, faz com que a aprendizagem seja muito mais significativa e os valores estejam em constante construção.

Palavras-chave: educação; relação professor-aluno; afetividade; desenvolvimento infantil e ensino aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento – Um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

ENTREVISTAS

S. C. S. C.: letras iniciais do nome. Entrevista. [19 março 2011]. Entrevistadora: Marta Rodrigues Vezaro. Sorriso, MT, 2011. Anotação (02 páginas). Entrevista concedida para a Monografia sobre A afetividade na Relação Professor-aluno no Processo de Formação e Aprendizagem na Educação Infantil.

V. A. V. A.: letras iniciais do nome. Entrevista. [19 março 2011]. Entrevistadora: Marta Rodrigues Vezaro. Sorriso, MT, 2011. Anotação (02 páginas). Entrevista concedida para a Monografia sobre A afetividade na Relação Professor-aluno no Processo de Formação e Aprendizagem na Educação Infantil.

R. M. R. M.: letras iniciais do nome. Entrevista. [19 março 2011]. Entrevistadora: Marta Rodrigues Vezaro. Sorriso, MT, 2011. Anotação (02 páginas). Entrevista concedida para a Monografia sobre A afetividade na Relação Professor-aluno no Processo de Formação e Aprendizagem na Educação Infantil.

S. L. S. L.: letras iniciais do nome. Entrevista. [05 abril 2011]. Entrevistadora: Marta Rodrigues Vezaro. Sinop, MT, 2011. Anotação (03 páginas). Entrevista concedida para a Monografia sobre A afetividade na Relação Professor-aluno no Processo de Formação e Aprendizagem na Educação Infantil.

M. W. M. W.: letras iniciais do nome. Entrevista. [08 abril 2011]. Entrevistadora: Marta Rodrigues Vezaro. Sinop, MT, 2011. Anotação (02 páginas). Entrevista concedida para a Monografia sobre A afetividade na Relação Professor-aluno no Processo de Formação e Aprendizagem na Educação Infantil.

Downloads

Publicado

07-07-2011

Como Citar

Vezaro, M. R., & Souza, I. A. A. (2011). A afetividade na relação professor-aluno no processo de formação e aprendizagem na educação infantil. Eventos Pedagógicos, 2(1), 230–239. https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8958

Edição

Seção

Seção Artigos