Estrutura familiar e educação: processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Edna Cristina da Silva Oliveira
  • José de Souza Neto

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8939

Resumo

Neste artigo apresento o estudo sobre Estrutura familiar e Educação no processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Como esta situação se revela no espaço escolar e que processo se produz considerando a família do sujeito aluno? A pesquisa foi realizada no mês de Abril de 2011, na escola Municipal de Educação básica, em Sinop. O estudo mostra análise das entrevistas feitas com a coordenadora pedagógica da escola e com três professores. Primeiramente a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica com fundamento teórico, e para orientar este trabalho optou-se pela pesquisa qualitativa descritiva da pesquisa qualitativa, dentro de seu universo optei pelo estudo de caso, o qual pode subsidiar a pesquisa. Os principais autores os quais contribuíram foram: Paulo Freire, Lúcia Moreira, Friedrich Engels, Pierre Bourdieu, Mariano F. Enguita, Gaudêncio Frigotto. Através do estudo de caso pode-se verificar que o trabalho sobre Estrutura Familiar e Educaçãoa influência no processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, foi de muita importância. O desafio que se coloca entre a escola e a família, quanto à socialização está ligada não ao que cabe ao professor e aos alunos, mas elevar a compreensão desses sujeitos como um coletivo capaz de imprimir novas relações para superar as socializações cuja seletividade e habitus conduzem as novas adequações de conduta e a reprodução das relações sociais do mundo capitalista.

Palavras-chave: educação; ensino fundamental; estrutura familiar e educação. escola e socialização.

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Referências

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Publicado

07-07-2011

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Estrutura familiar e educação: processo de socialização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. (2011). Eventos Pedagógicos, 2(1), 82-91. https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8939