Oralidade em sala de aula nos anos iniciais: reflexão sobre o fazer docente

Autores

  • Elizamara Federle
  • Edneuza Alves Trugillo

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8945

Resumo

Neste artigo apresento o estudo sobre o que influencia as crianças de apresentarem dificuldades em se expressarem oralmente em sala de aula, como a linguagem oral é empregada em sala de aula e em que situações, e qual o papel que a escola e os professores desempenham, pois sabe-se que a aprendizagem da linguagem oral é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de expressão dentro de uma sociedade. Realizei minha pesquisa com os alunos de uma turma do 3° ano escolar do ensino fundamental em uma Escola Estadual do Município de Sinop – MT, por meio do estudo de caso do tipo qualitativo, possibilitando a compreensão da realidade social, considerando a unidade social estudada como um todo, reunindo o maior número de informações detalhadas, por meio de diferentes técnicas, com o objetivo de apreender a totalidade de uma situação e descrever a complexidade de um caso concreto. Com as análises percebe-se que são vários fatores que influenciam as crianças a apresentarem dificuldades, citando aqui alguns dos quais foram constatados: fator genético, porque passou por alguma vergonha, algum constrangimento, timidez ou dicção. Para esse processo investigativo utilizei como suporte teórico vários autores, entre eles: Antonio Augusto Batista, Celso Antunes, Lev Semenovictch Vygotsky, Luiz Carlos Cagliari, Maria Beatriz Ferreira, Parâmetro Curricular Nacional de Língua Portuguesa, Paulo Freire, os quais fundamentaram o estudo enfatizando a importância da linguagem.

Palavras-chave: educação; linguagem oral; dificuldade; aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Celso. Jogos para Bem Falar: homo sapiens, homo loquens. São Paulo: Papirus, 2003.

BATISTA, Antonio Augusto Gomes; et al. Alfabetização e Linguagem: capacidades linguísticas. Pró Letramento. Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/ Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Fascículo 1. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica, Brasília, 2007.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Lingüística. 10. ed. São Paulo: Scipione, 2002.

FERREIRA, Maria Beatriz. Alfabetização e Linguagem. Pró Letramento. Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/ Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Fascículo Complementar. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica, Brasília, 2007.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

ENTREVISTAS

ESTELA. Estela: nome fantasia. Depoimento. [04 março. 2011]. Entrevistadora: Elizamara Federle. Sinop, MT, 2011. mp3. (8min 30 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre Oralidade em Sala de Aula: reflexão sobre o fazer docente.

MANOELA. Manoela: nome fantasia. Depoimento. [08 março. 2011]. Entrevistadora: Elizamara Federle. Sinop, MT, 2011. mp3. (11min 34 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre Oralidade em Sala de Aula: reflexão sobre o fazer docente.

Downloads

Publicado

07-07-2011

Como Citar

Federle, E., & Trugillo, E. A. (2011). Oralidade em sala de aula nos anos iniciais: reflexão sobre o fazer docente. Eventos Pedagógicos, 2(1), 111–120. https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8945

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>