A música como atividade de desenvolvimento da linguagem e socialização em crianças de 1 a 2 anos

Autores

  • Sueli Fátima Gonçalves
  • Leandra Ines Seganfredo Santos

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8963

Resumo

Este trabalho foi realizado através de pesquisa e teve como objetivo verificar a importância da música na aprendizagem de crianças de 1 a 2 anos de idade e evidenciar a contribuição de atividades com música no processo de aquisição da linguagem e no processo de socialização dessas crianças com a professora e os colegas em sala de aula. Os sujeitos da pesquisa foram crianças de uma turma de maternal de uma creche no município de Sinop-MT, suas professoras e a coordenadora da referida creche. Para desenvolver o trabalho, foi elaborado e utilizado um roteiro de observação, onde foram feitas as anotações julgadas pertinentes, e um guia para uma entrevista em forma de questionário com as professoras e coordenadora. Foi possível observar o comportamento das crianças bem como o interesse delas pelas atividades que envolviam a utilização de músicas. Após as observações realizadas e análises das informações levantadas, pode-se evidenciar aqui a importância da musica como instrumento facilitador da aprendizagem nas crianças. As professoras entrevistadas afirmam que o aprendizado e a socialização da criança com o meio fica mais fácil de ser desenvolvida quando elas utilizam a musica nas atividades. Ressaltamos aqui a importância da abordagem dessas informações nos cursos de Licenciatura, pois esses futuros profissionais é que deverão estimular a criança pra uma aprendizagem participativa em sala e, ainda, ser o agente facilitador da aprendizagem que se espera dessas crianças.

Palavras-chave: educação; educação infantil; música; linguagem; socialização.

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Referências

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ENTREVISTAS

COORDENADORA. Coordenadora: depoimento. [08 abril. 2011]. Entrevistadora: Sueli Fátima Gonçalves. Sinop, MT, 2011. Máq. digital (7 m). Entrevista concedida para a Monografia sobre a Música na Educação Infantil.

PROFESSORA. Professora: depoimento. [10 abril. 2011]. Entrevistadora: Sueli Fátima Gonçalves. Sinop, MT, 2011. Máq. digital (8 m). Entrevista concedida para a Monografia sobre a Música na Educação Infantil.

MONITORA. Monitora: depoimento. [10 abril. 2011]. Entrevistadora: Sueli Fátima Gonçalves. Sinop, MT, 2011. Máq. digital (7 m 30 s). Entrevista concedida para a Monografia sobre a Música na Educação Infantil.

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Publicado

07-07-2011

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

A música como atividade de desenvolvimento da linguagem e socialização em crianças de 1 a 2 anos. (2011). Eventos Pedagógicos, 2(1), 299-308. https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8963