A contação de histórias na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8942Resumo
O ouvir e Contar histórias permite que a criança construa a sua própria história, esta faz com que a criança se desenvolva no meio em que vive buscando sua autonomia e liberdade de fazer sua própria escolha. A contação também proporciona emoções por meio das ilustrações fazendo com que a criança pensa e reflita sobre a história que lhe foi contada o professor tem um papel fundamental para elevar a criatividade da criança criando meios para que ela possa construir a sua própria história. A pesquisa ofereceu a oportunidade de investigara contação de histórias na educação infantil da Creche Municipal Pequeno Príncipe de Sinop/Mato Grosso. A metodologia utilizada na pesquisa foi qualitativa do tipo estudo de etnográfico, em que utilizamos como principal fonte de coleta de dados a observação, as conversas informais e questionários com professoras.Tendo como bases teóricas Betty Coelho, Roselena, Siviero de Souza e Luciana Peixoto Cordeiro, Marli Eliza Dalmaso Afonso André, Sara Duarte Souto-Maior, Mariza Hubert Domingues e Cristiane Vignardi.
Palavras-chave: educação infantil; contar histórias.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmaso Afonso. Etnografia da Prática Escolar. Campinas: Papirus, 1995.
COELHO, Betty. Contar historias uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 2002.
SOUTO-MAIOR, Sara Duarte. Partilhando Experiência de Estágios In: OSTETTO, Luciana Esmeralda (Org). Encontros e encantamentos na educação infantil. Campinas: Papirus, 2000.
SOUZA, Roselena Siviero de; CORDEIRO, Luciana Peixoto. Escolas Infantis: leitura e escrita. Porto Alegre: Edelbra, 1999.
SOUSA, Linete Oliveira. A contação de história como estratégia pedagógica. Disponível em:< http://www.brasilescola.com/educacao>. Acesso em: 10 abr. 2011.
VIGNARDI, Cristiane; DOMINGUES, Mariza, Hubert. Ouvindo e fazendo histórias. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda (Org). Encontros e encantamentos na educação infantil. Campinas: Papirus, 2000.
QUESTIONÁRIOS
PROFESSORA Danielle. Professora Danielle: nome fantasia. depoimento. [03 abr 2011]. Pesquisadora: Elinete Cordeiro Vitor. Sinop, MT, 2011. escrita (1 página). Questionário concedido para a Monografia sobre a contação de histórias na educação infantil.
PROFESSORA Carmen. Professora Carmen. Nome fantasia. Depoimento. [05 abr 2011]. Pesquisadora:Elinete Cordeiro Vitor. Sinop, MT, 2011. Escrita (1 página). Questionário concedido para a Monografia sobre a contação de histórias na educação infantil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.