Fascinantes viagens ao mundo das cores e sentidos: a metodologia de trabalho do/a professor/a como mediação escolar na relação comunicativa leitor e obra da literatura infantil

Autores

  • Daenne Myrley Vitor Silva
  • Cristinne Leus Tomé

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8938

Resumo

Neste artigo apresento os resultados do estudo sobre a importância da mediação do professor para a formação do sujeito leitor através da literatura infantil. Onde foi realizada no período de Novembro de 2010, na Escola Municipal Ana Cristina Sena, localizada na cidade e município de Sinop/MT. A pesquisa mostra a descrição das aulas de Português nas salas observadas, com a contribuição de um pequeno portifólio das atividades desenvolvidas e análise das entrevistas feitas com os professores e com os alunos do 2º ano do período matutino e vespertino, onde falam do tema abordado, vendo o dilema que o professor vive nos dias de hoje em incentivar a leitura e a escrita, sendo hoje os meios de comunicação como o computador e a televisão são mais atraentes que os livros. Foram feitas no total três entrevistas com os professores de Língua Portuguesa, os alunos foram oito, quatro do período matutino e quatro do período vespertino, sendo elas orais e transcritas. A metodologia utilizada foi a da pesquisa qualitativa, com o estudo de caso. Os principais autores foram: Luis Antônio Marcushi, Regina Zilberman, Zuleica M. Patrício, PCN, entre outros. Através do estudo de caso pode-se verificar que o trabalho com a literatura infantil e os diversos tipos de textos é um caminho muito importante para uma melhor relação comunicativa e o inserir na vida de cada aluno o hábito e o gosto pela leitura, aprendendo de maneira interessante a tornar-se um leitor critico e assíduo.

Palavras-chave: educação; eelação professor/aluno; literatura infantil; aluno.

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Publicado

07-07-2011

Como Citar

Silva, D. M. V., & Tomé, C. L. (2011). Fascinantes viagens ao mundo das cores e sentidos: a metodologia de trabalho do/a professor/a como mediação escolar na relação comunicativa leitor e obra da literatura infantil. Eventos Pedagógicos, 2(1), 61–71. https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8938

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