O incentivo da leitura por meio de histórias em quadrinhos

Autores

  • Claudineia Pereira Canguçu
  • Lenita Maria Korbes

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8937

Resumo

A leitura é importante na formação do cidadão, pois, desperta o imaginário, o faz refletir, pensar, concordar ou discordar, ter uma posição perante o que lê. Mas para ter alunos leitores é necessário desde cedo disponibilizar, ou melhor, proporcionar o contato entre livros e alunos. No presente artigo propomos investigar e analisar se ocorre e como ocorre o incentivo a leitura por meio de histórias em quadrinhos no espaço escolar, como ela acontece, tendo em vista a formação de alunos leitores. O público pesquisado foram professores e alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Sinop/Mato Grosso. Quanto à metodologia utilizada na pesquisa foi qualitativa do tipo estudo de caso, em que utilizamos como principal fonte de coleta de dados a observação, as conversas informais e questionários com professores e alunos. A pesquisa teve como base teórica autores, como: Carlos Rodrigues Brandão, Bernard Charlot, Paulo Freire, Regina Zilberman, Maria Helena Martins, AntonioChizzotti, além da lei 9394/96-LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: educação; histórias em quadrinhos; alunos leitores.

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QUESTIONÁRIOS

PROFESSORA A. Professora A: nome fantasia. depoimento. [08 abr 2011]. Pesquisadora: Claudinéia Pereira Canguçu. Sinop, MT, 2011. escrita (2 páginas). Questionário concedido para a Monografia sobre a O incentivo da leitura por meio de histórias em quadrinhos.

PROFESSORA B. Professora B: nome fantasia. Depoimento. [12abr 2011]. Pesquisadora: Claudinéia Pereira Canguçu. Sinop, MT, 2011. Escrita (2 páginas). Questionário concedido para a Monografia sobre a O incentivo da leitura por meio de histórias em quadrinhos.

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Publicado

07-07-2011

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

O incentivo da leitura por meio de histórias em quadrinhos. (2011). Eventos Pedagógicos, 2(1), 50-60. https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8937