Música infantil: suas ações no contexto escolar

Autores

  • Silvana Fernandes Gama
  • Edneuza Alves Trugillo

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8967

Resumo

Na realização deste trabalho de conclusão de curso busquei analisar a música infantil como um dos fundamentos para construção do conhecimento da criança, pesquisando de que forma a música influencia no processo de desenvolvimento e socialização dos alunos de uma turma do 1° ano escolar do ensino fundamental em uma Escola Pública Municipal de Sinop - MT. Passei a entender que o ensino da música auxilia no desenvolvimento cognitivo, social, emocional e cultural das crianças, se desenvolvido através da interação social, pois através da música podemos expressar nossos sentimentos. Porém, nota-se que a métodos de utilização da música nas escolas tem se tornado desprazerosos e não motivadores para as crianças buscarem o desenvolvimento através da musica, isso devido os educadores darem preferência as disciplinas que visam à aplicação quantitativa de conteúdos disciplinares tais como português, matemática, ciências e etc. Com isso a música tem estado presente na vida das crianças como uma forma de distração não sendo dada a devida importância como uma ferramenta de desenvolvimento social, emocional, cultural e cognitivo. Desta forma, a música tem tornado-se um grande desafio no contexto escolar, no estudo de caso constatou que os principais meios da utilização da música na escola é como meio de facilitação da aprendizagem.

Palavras-chave: educação; educação infantil; crianças do 1º ano da uma escola municipal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1998.

FLEMING, Silvia Falleiros. Manual para elaboração de trabalhos científicos, redação oficial e comercial. Cascavel: Coluna do Saber, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários a pratica educativa. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LOUREIRO, Alicia Maria Almeida. O ensino da música na escola fundamental. Campinas: Papirus, 2003.

ROSA, Nereide Schilaro Santa. A expressão Artística da criança por meio da linguagem musical. São Paulo: Ática, 1990.

SILVA, Antonio Carlos R. Metodologia da pesquisa aplicada à contabilidade: orientações de estudos, projetos, relatórios, monografias, dissertações, teses. São Paulo: Atlas, 2003.

Downloads

Publicado

07-07-2011

Como Citar

Gama, S. F., & Trugillo, E. A. (2011). Música infantil: suas ações no contexto escolar. Eventos Pedagógicos, 2(1), 260–270. https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8967

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>