Relação professor-aluno no processo de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8957Resumo
O presente artigo teve como propósito verificar as concepções afetivas em sala de aula e refletir sobre as implicações da relação professor e aluno no processo aprendizagem, a fim de entender como as relações afetivas contribuem no desenvolvimento do aluno. A pesquisa empírica foi realizada nos meses de outubro e novembro de 2010, na escola Municipal de Educação Básica Thiago Aranda Martin, situada na Avenida Alexandre Ferronato número 1200 setor industrial no município de Sinop-MT. Utilizamos para a fundamentação teórica, Nelson Piletti, Paulo Freire, Pedro Morales, Izabel Galvão, Otavio Cruz Neto Pedro Demo e Augusto Triviños A metodologia da pesquisa foi de abordagem qualitativa, por acreditar que a mesma nos colocaria em um contato com os sujeitos da pesquisa, e para coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e gravadas e observação participante com alunos e professores do 2º e 3° ano. Através da análise de dados foi possível verificar as implicações afetivas na relação professor e aluno no processo aprendizagem.
Palavras-chave: educação; afetividade; relação professor-aluno; ensino fundamental.
Downloads
Referências
PROFESSORA A. Professora A: depoimento [08 out.2010]. Entrevistadora: Maria da Conceição Oliveira Sinop, MT, 2010. câmera digital (8 mim 37 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre Relação Aluno-Professor no Processo de aprendizagem.
PROFESSORA B. Professora B: depoimento [15 out.2010]. Entrevistadora: Maria da Conceição Oliveira Sinop, MT, 2010. câmera digital (06 mim 45 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre Relação Aluno-Professor no Processo de Aprendizagem.
ALUNO A. Aluno A: depoimento [18 out.2010]. Entrevistadora: Maria da Conceição Oliveira Sinop, MT, 2010. câmera digital (05 mim 21 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre Relação Aluno-Professor no Processo de Aprendizagem.
ALUNO B. Aluno B: depoimento [18 out.2010]. Entrevistadora: Maria da Conceição Oliveira Sinop, MT, 2010. câmera digital (04 mim 40 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre Relação Aluno-Professor no Processo de Aprendizagem.
ALUNO C. Aluna C: depoimento [20 out.2010]. Entrevistadora: Maria da Conceição Oliveira Sinop, MT, 2010. câmera digital (07 mim 13 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre Relação Aluno-Professor no Processo de Aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.