Relação professor-aluno no processo de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8957Resumo
O presente artigo teve como propósito verificar as concepções afetivas em sala de aula e refletir sobre as implicações da relação professor e aluno no processo aprendizagem, a fim de entender como as relações afetivas contribuem no desenvolvimento do aluno. A pesquisa empírica foi realizada nos meses de outubro e novembro de 2010, na escola Municipal de Educação Básica Thiago Aranda Martin, situada na Avenida Alexandre Ferronato número 1200 setor industrial no município de Sinop-MT. Utilizamos para a fundamentação teórica, Nelson Piletti, Paulo Freire, Pedro Morales, Izabel Galvão, Otavio Cruz Neto Pedro Demo e Augusto Triviños A metodologia da pesquisa foi de abordagem qualitativa, por acreditar que a mesma nos colocaria em um contato com os sujeitos da pesquisa, e para coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e gravadas e observação participante com alunos e professores do 2º e 3° ano. Através da análise de dados foi possível verificar as implicações afetivas na relação professor e aluno no processo aprendizagem.
Palavras-chave: educação; afetividade; relação professor-aluno; ensino fundamental.
Downloads
Referências
PROFESSORA A. Professora A: depoimento [08 out.2010]. Entrevistadora: Maria da Conceição Oliveira Sinop, MT, 2010. câmera digital (8 mim 37 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre Relação Aluno-Professor no Processo de aprendizagem.
PROFESSORA B. Professora B: depoimento [15 out.2010]. Entrevistadora: Maria da Conceição Oliveira Sinop, MT, 2010. câmera digital (06 mim 45 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre Relação Aluno-Professor no Processo de Aprendizagem.
ALUNO A. Aluno A: depoimento [18 out.2010]. Entrevistadora: Maria da Conceição Oliveira Sinop, MT, 2010. câmera digital (05 mim 21 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre Relação Aluno-Professor no Processo de Aprendizagem.
ALUNO B. Aluno B: depoimento [18 out.2010]. Entrevistadora: Maria da Conceição Oliveira Sinop, MT, 2010. câmera digital (04 mim 40 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre Relação Aluno-Professor no Processo de Aprendizagem.
ALUNO C. Aluna C: depoimento [20 out.2010]. Entrevistadora: Maria da Conceição Oliveira Sinop, MT, 2010. câmera digital (07 mim 13 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre Relação Aluno-Professor no Processo de Aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.