Relação professor-aluno no processo de aprendizagem

Autores

  • Maria da Conceição Oliveira
  • Lenita Maria Korbes

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8957

Resumo

O presente artigo teve como propósito verificar as concepções afetivas em sala de aula e refletir sobre as implicações da relação professor e aluno no processo aprendizagem, a fim de entender como as relações afetivas contribuem no desenvolvimento do aluno. A pesquisa empírica foi realizada nos meses de outubro e novembro de 2010, na escola Municipal de Educação Básica Thiago Aranda Martin, situada na Avenida Alexandre Ferronato número 1200 setor industrial no município de Sinop-MT. Utilizamos para a fundamentação teórica, Nelson Piletti, Paulo Freire, Pedro Morales, Izabel Galvão, Otavio Cruz Neto Pedro Demo e Augusto Triviños A metodologia da pesquisa foi de abordagem qualitativa, por acreditar que a mesma nos colocaria em um contato com os sujeitos da pesquisa, e para coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e gravadas e observação participante com alunos e professores do 2º e 3° ano. Através da análise de dados foi possível verificar as implicações afetivas na relação professor e aluno no processo aprendizagem.

Palavras-chave: educação; afetividade; relação professor-aluno; ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

PROFESSORA A. Professora A: depoimento [08 out.2010]. Entrevistadora: Maria da Conceição Oliveira Sinop, MT, 2010. câmera digital (8 mim 37 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre Relação Aluno-Professor no Processo de aprendizagem.

PROFESSORA B. Professora B: depoimento [15 out.2010]. Entrevistadora: Maria da Conceição Oliveira Sinop, MT, 2010. câmera digital (06 mim 45 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre Relação Aluno-Professor no Processo de Aprendizagem.

ALUNO A. Aluno A: depoimento [18 out.2010]. Entrevistadora: Maria da Conceição Oliveira Sinop, MT, 2010. câmera digital (05 mim 21 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre Relação Aluno-Professor no Processo de Aprendizagem.

ALUNO B. Aluno B: depoimento [18 out.2010]. Entrevistadora: Maria da Conceição Oliveira Sinop, MT, 2010. câmera digital (04 mim 40 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre Relação Aluno-Professor no Processo de Aprendizagem.

ALUNO C. Aluna C: depoimento [20 out.2010]. Entrevistadora: Maria da Conceição Oliveira Sinop, MT, 2010. câmera digital (07 mim 13 seg). Entrevista concedida para a Monografia sobre Relação Aluno-Professor no Processo de Aprendizagem.

Downloads

Publicado

07-07-2011

Como Citar

Oliveira, M. da C., & Korbes, L. M. (2011). Relação professor-aluno no processo de aprendizagem. Eventos Pedagógicos, 2(1), 210–219. https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8957

Edição

Seção

Seção Artigos