Agressividade na escola: realidades vivenciadas pelos profissionais na educação básica

Autores

  • Elisângela Cristina dos Santos
  • José Luiz Müller

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8943

Resumo

O tema da Agressividade Escolar e as realidades vividas pelos profissionais da Educação Básica são apresentados neste trabalho trazendo a definição de agressividade como sendo um comportamento que resulta em dano pessoal e em destruição de propriedade, sendo que este dano pode ser tanto psicológico quanto físico. A agressividade é explicada conforme diferentes teorias, desde sua explicação por fatores genéticos, psicológicos, afetivos, emocionais, transtornos neuropsiquiátricos, problemas domésticos, pode ser gerado pelo bullying, sendo também considerada por alguns teóricos como sendo o fruto das influencias sociais, resultado dos modelos observados pelas crianças bem como a forma de vida moderna. A criança não é agressiva “porque quer”, mas não se pode negar a existência da agressão na Educação Básica. Entre 15 professores entrevistados, 10 relataram terem sofrido agressões em sala de aula e nas dependências da escola, agressões estas que se deram nas mais diversas formas, desde a agressão verbal direta e indireta até a agressão física de forma direta. As formas de agressão e a análise destes comportamentos são debatidas ao longo deste trabalho e que traz em sua conclusão o parecer de uma psicóloga que foi entrevistada e apresenta as formas que o profissional e educadores devem agir diante de comportamentos de agressividade Os principais autores foram Alan Train, GabrielMoser, dentre outros. Esta pesquisa foi importante, pois o assunto em questão é muito discutido entre professores, pais e comunidade em geral que reconhece o quanto à agressividade está presente na sociedade.

Palavras-chave: educação; educação infantil; agressão; agressividade; comportamento agressivo.

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Publicado

07-07-2011

Como Citar

Santos, E. C. dos, & Müller, J. L. (2011). Agressividade na escola: realidades vivenciadas pelos profissionais na educação básica. Eventos Pedagógicos, 2(1), 101–110. https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8943

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Seção Artigos

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