Agressividade na escola: realidades vivenciadas pelos profissionais na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8943Resumo
O tema da Agressividade Escolar e as realidades vividas pelos profissionais da Educação Básica são apresentados neste trabalho trazendo a definição de agressividade como sendo um comportamento que resulta em dano pessoal e em destruição de propriedade, sendo que este dano pode ser tanto psicológico quanto físico. A agressividade é explicada conforme diferentes teorias, desde sua explicação por fatores genéticos, psicológicos, afetivos, emocionais, transtornos neuropsiquiátricos, problemas domésticos, pode ser gerado pelo bullying, sendo também considerada por alguns teóricos como sendo o fruto das influencias sociais, resultado dos modelos observados pelas crianças bem como a forma de vida moderna. A criança não é agressiva “porque quer”, mas não se pode negar a existência da agressão na Educação Básica. Entre 15 professores entrevistados, 10 relataram terem sofrido agressões em sala de aula e nas dependências da escola, agressões estas que se deram nas mais diversas formas, desde a agressão verbal direta e indireta até a agressão física de forma direta. As formas de agressão e a análise destes comportamentos são debatidas ao longo deste trabalho e que traz em sua conclusão o parecer de uma psicóloga que foi entrevistada e apresenta as formas que o profissional e educadores devem agir diante de comportamentos de agressividade Os principais autores foram Alan Train, GabrielMoser, dentre outros. Esta pesquisa foi importante, pois o assunto em questão é muito discutido entre professores, pais e comunidade em geral que reconhece o quanto à agressividade está presente na sociedade.
Palavras-chave: educação; educação infantil; agressão; agressividade; comportamento agressivo.
Downloads
Referências
ALVAREZ, Marcos César. Sociedade, Poder e Disciplina: História e reflexão. Revista Educação. n.1. São Paulo: Editora Segmento, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MONTEIRO, Milenna. Indisciplina e agressividade: Prevenção e intervenção no contexto escolar. 2011. Disponível em: <http://monografias.brasilescola.com/educacao/indisciplina-agressividade-prevencao-intervencao-no-.htm>. Acesso em: 01 maio 2011
MOSER, Gabriel. A agressão. São Paulo: Ática, 1991.
MÜLLER, José Luiz. Disciplina indisciplina: no cotidiano escolar.Rio Grande do Sul: Ed. Unijuí, 2001.
SOUZA Mirian Rodrigues de. Violência nas Escolas: Causas e Consequências. Caderno Discente do Instituto Superior de Educação, Ano 2, n. 2 Aparecida de Goiânia, 2008. Disponível em: <http://www.unifan.edu.br/files/pesquisa/Artigo%20VIOL%C3%8ANCIA%20NAS%20ESCOLAS%20-%20CAUSAS%20E%20CONSEQU%C3%8ANCIAS.pdf>. Acesso em 01 maio 2011.
SOUZA, Maria Abigail de; CASTRO, Rebeca Eugênia Fernandes de. Agressividade Infantil no Ambiente Escolar: Concepções e atitudes do professor. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v13n4/v13n4a22.pdf>. Acesso em 03 abr. 2011
TRAIN, Alan. Ajudando a Criança Agressiva: Como lidar com crianças difíceis. Campinas: Papirus, 1997.
TRIVIÑOS, Antonio. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1987.
WEBER, Lídia. Bullying: marcas de violência na escola. 2010. Disponível em: < http://www.ecodebate.com.br/2010/07/09/bullying-marcas-de-violencia-na-escola-artigo-de-lidia-weber/>. Acesso em: 01 maio 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.