Alfabetização e letramento: a importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i1.8951Resumo
No presente artigo trago os resultados obtidos em minha pesquisa sobre Alfabetização e Letramento,com a temática:A importância da alfabetização na construção de conhecimentos pelo sujeito na sociedade; realizada no período de 14/10/2010 a 22/10/2010, na Escola Municipal de Educação Básica Ana Cristina de Senna, município de Sinop/MT, em uma turma de 1º anono período matutino. Nesta investigação busquei compreender como é sistematizado o processo de alfabetização quanto aos métodos utilizados na aquisição da leitura e escrita pelas crianças, e se tais métodos são aplicados à luz do Letramento. As discussões trazidas na pesquisa são fundamentadas nas teorias da autora Magda Soares e Emília Ferreiro,que nos traz os reflexos de uma alfabetização com letramento na formação do indivíduo, para que o mesmo seja sujeito ativo no meio social. Para obter respostas a minha investigação, utilizei os métodos pesquisa qualitativa e observação participante, por meio de entrevistas com questões abertas e observações em sala, com o professor da turma e três alunos, embasada nos autores Miriam Goldenberg e Antonio Chizzotti, os quais me deram respaldo quanto aos procedimentos investigativos.A referida pesquisa possibilitou compreender a importância de se promover o processo de alfabetização para letramento, afim de que este ultrapasse o ato mecânico de ler e escrever, e seja um instrumento para o sujeito no exercício de sua cidadania.
Palavras-chave: educação; alfabetização; letramento; formação do indivíduo; instrumento; cidadania.
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Referências
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