Aprendizagem de crianças de uma turma de 4º ano do ensino fundamental: investigando alunos em situação de dificuldade no aprendizado

Autores

  • André Vicente
  • José Luiz Müller

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9094

Resumo

Neste artigo apresentamos recortes da pesquisa que investigou a rotina no processo de ensino-aprendizagem em uma turma de 4º ano do ensino fundamental em uma escola municipal localizada na periferia do município de Sinop. Tratou-se de um estudo de caso que buscou levantar dados para fazer-se uma reflexão sobre as dificuldades encontradas no processo de formação de construção, pelos alunos, dos saberes formais ensinados na escola. Nessa linha fez-se primeira uma reflexão sobre as teorias que discutem os processos de ensino aprendizagem, dialogando com elas no intuito de toma-las como orientadoras em nossa investigação. Terminamos com a discussão sobre a realidade encontrada, sinalizando possíveis alternativas ao enfrentamento da questão da dificuldade em aprendizagem.

Palavras-chave: educação; escola; aluno; dificuldade em aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Vicente
    Universitario do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso

Referências

AGUIAR, João Serapião de. Jogos para o ensino de conceitos: Leitura e escrita na pré-escola, Campinas: Papirus, 1998.

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira. Reflexões a partir da psicologia sócio-histórica sobre a categoria “consciência”. In: Caderno de pesquisa, Fundação Carlos Chagas, julho 2000, n. 110.

CHARLOT, Bernad. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Medicas Sul, 2000.

FLEURI, Reinaldo Matias. Rebeldia e democracia na escola. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 13, n. 39, dez 2008.

GOULART, Cecília Maria: A apropriação da linguagem escrita e o trabalho alfabetizador na escola. In: Caderno de pesquisa, Fundação Carlos Chagas, julho 2000 n. 110.

LEITE, Sergio A. S.: Notas sobre o processo de alfabetização escolar. In: Alfabetização e Letramento: contribuições para as praticas pedagógica / Sergio Antonio da Silva Leite (org); 2. ed. Campinas: Komedi, 2003.

VYGOTSKY, Lev Semenevictch. Pensamento e linguagem. Tradução Jéferson Luiz Camargo (Psicologia e pedagogia). São Paulo: Martins Fontes, 1993.

______ . A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores / Organizadores: Michael Cole, Vera John-Steiner, Sylvia Scribner, Ellen Souberman; Tradução: José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 7.ed. . São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

12-12-2011

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Aprendizagem de crianças de uma turma de 4º ano do ensino fundamental: investigando alunos em situação de dificuldade no aprendizado. (2011). Eventos Pedagógicos, 2(2), 37–46. https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9094

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>