Aprendizagem de crianças de uma turma de 4º ano do ensino fundamental: investigando alunos em situação de dificuldade no aprendizado
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9094Resumo
Neste artigo apresentamos recortes da pesquisa que investigou a rotina no processo de ensino-aprendizagem em uma turma de 4º ano do ensino fundamental em uma escola municipal localizada na periferia do município de Sinop. Tratou-se de um estudo de caso que buscou levantar dados para fazer-se uma reflexão sobre as dificuldades encontradas no processo de formação de construção, pelos alunos, dos saberes formais ensinados na escola. Nessa linha fez-se primeira uma reflexão sobre as teorias que discutem os processos de ensino aprendizagem, dialogando com elas no intuito de toma-las como orientadoras em nossa investigação. Terminamos com a discussão sobre a realidade encontrada, sinalizando possíveis alternativas ao enfrentamento da questão da dificuldade em aprendizagem.
Palavras-chave: educação; escola; aluno; dificuldade em aprendizagem.
Downloads
Referências
AGUIAR, João Serapião de. Jogos para o ensino de conceitos: Leitura e escrita na pré-escola, Campinas: Papirus, 1998.
AGUIAR, Wanda Maria Junqueira. Reflexões a partir da psicologia sócio-histórica sobre a categoria “consciência”. In: Caderno de pesquisa, Fundação Carlos Chagas, julho 2000, n. 110.
CHARLOT, Bernad. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Medicas Sul, 2000.
FLEURI, Reinaldo Matias. Rebeldia e democracia na escola. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 13, n. 39, dez 2008.
GOULART, Cecília Maria: A apropriação da linguagem escrita e o trabalho alfabetizador na escola. In: Caderno de pesquisa, Fundação Carlos Chagas, julho 2000 n. 110.
LEITE, Sergio A. S.: Notas sobre o processo de alfabetização escolar. In: Alfabetização e Letramento: contribuições para as praticas pedagógica / Sergio Antonio da Silva Leite (org); 2. ed. Campinas: Komedi, 2003.
VYGOTSKY, Lev Semenevictch. Pensamento e linguagem. Tradução Jéferson Luiz Camargo (Psicologia e pedagogia). São Paulo: Martins Fontes, 1993.
______ . A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores / Organizadores: Michael Cole, Vera John-Steiner, Sylvia Scribner, Ellen Souberman; Tradução: José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 7.ed. . São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.