Aprendizagem de crianças de uma turma de 4º ano do ensino fundamental: investigando alunos em situação de dificuldade no aprendizado

Autores

  • André Vicente
  • José Luiz Müller

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9094

Resumo

Neste artigo apresentamos recortes da pesquisa que investigou a rotina no processo de ensino-aprendizagem em uma turma de 4º ano do ensino fundamental em uma escola municipal localizada na periferia do município de Sinop. Tratou-se de um estudo de caso que buscou levantar dados para fazer-se uma reflexão sobre as dificuldades encontradas no processo de formação de construção, pelos alunos, dos saberes formais ensinados na escola. Nessa linha fez-se primeira uma reflexão sobre as teorias que discutem os processos de ensino aprendizagem, dialogando com elas no intuito de toma-las como orientadoras em nossa investigação. Terminamos com a discussão sobre a realidade encontrada, sinalizando possíveis alternativas ao enfrentamento da questão da dificuldade em aprendizagem.

Palavras-chave: educação; escola; aluno; dificuldade em aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Vicente

Universitario do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso

Referências

AGUIAR, João Serapião de. Jogos para o ensino de conceitos: Leitura e escrita na pré-escola, Campinas: Papirus, 1998.

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira. Reflexões a partir da psicologia sócio-histórica sobre a categoria “consciência”. In: Caderno de pesquisa, Fundação Carlos Chagas, julho 2000, n. 110.

CHARLOT, Bernad. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Medicas Sul, 2000.

FLEURI, Reinaldo Matias. Rebeldia e democracia na escola. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 13, n. 39, dez 2008.

GOULART, Cecília Maria: A apropriação da linguagem escrita e o trabalho alfabetizador na escola. In: Caderno de pesquisa, Fundação Carlos Chagas, julho 2000 n. 110.

LEITE, Sergio A. S.: Notas sobre o processo de alfabetização escolar. In: Alfabetização e Letramento: contribuições para as praticas pedagógica / Sergio Antonio da Silva Leite (org); 2. ed. Campinas: Komedi, 2003.

VYGOTSKY, Lev Semenevictch. Pensamento e linguagem. Tradução Jéferson Luiz Camargo (Psicologia e pedagogia). São Paulo: Martins Fontes, 1993.

______ . A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores / Organizadores: Michael Cole, Vera John-Steiner, Sylvia Scribner, Ellen Souberman; Tradução: José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 7.ed. . São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

12-12-2011

Como Citar

Vicente, A., & Müller, J. L. (2011). Aprendizagem de crianças de uma turma de 4º ano do ensino fundamental: investigando alunos em situação de dificuldade no aprendizado. Eventos Pedagógicos, 2(2), 37–46. https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9094

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>