Formação continuada: a importância da formação docente

Autores

  • Maria Helena Biazi
  • Cristinne Leus Tomé

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9098

Resumo

A formação continuada de professores é uma temática importante e necessária, haja vista os desafios que se apresentam à escola e aos educadores. As instituições e os educadores têm uma imensa tarefa no que se refere aos imperativos desafios advindos da rápida evolução da ciência e das tecnologias. Desafios estes que exigem de nós, educadores, flexibilidade e abertura para novas relações que necessitam ser engendradas no contexto educacional. A pesquisa foi realizada no Colégio Alternativo, e verificamos junto aos professores quais são as expectativas dos professores com referência à Formação Continuada e se a mesma contribui com o desenvolvimento, colaborando com a teoria e prática em sala de aula. Desta forma, a pesquisa justifica-se, pois é necessário que a escola acompanhe como se dá o processo de formação continuada na escola e se posteriormente, se estes saberes são construídos com os alunos em sala de aula. Dentre os autores estudados, citaremos Francisco Imbernón, Antonio Nóvoa e Paulo Freire. Durante a realização da escrita, optamos por fazer uma abordagem teórica e prática entrelaçada à análise da pesquisa. Finalmente, constatamos que é de suma importância que o profissional da educação tenha uma sólida formação epistemológica para refletir, analisar e entender sobre a concepção de aprendizagem e conhecimento que, determina o seu fazer pedagógico. É importante que entendamos que a forma como se concebe o aprender e o conhecer determina e orienta o seu trabalho em sala de aula e sua identidade.

Palavras-chave: professores; formação continuada; Colégio Alternativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Continuada de Professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: ______ . (Org.). Vidas de Professores. 2.ed. Lisboa: Porto Editora, 1995a. (p.11-30).

______ . O passado e o presente dos professores. In: ______ . (Org.). Profissão professor. 2.ed. Lisboa: Porto Editora, 1995b. (p.13-34).

Downloads

Publicado

12-12-2011

Como Citar

Biazi, M. H., & Tomé, C. L. (2011). Formação continuada: a importância da formação docente. Eventos Pedagógicos, 2(2), 132–141. https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9098

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>