Síndrome de Down: um estudo de caso sobre a inclusão no ensino regular
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9315Resumo
Este artigo trata de divulgar como está acontecendo à inclusão na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT. O objetivo desta pesquisa é averiguar como está à inclusão dos alunos com Síndrome de Down no ensino regular e constatar como ocorre o ensino/aprendizagem quando inclusos nas instituições de ensino. A presente pesquisa é um estudo de caso, fundamentada por uma metodologia qualitativa. A coleta de dados utilizou de observações, questionário e entrevista semi estruturadas. Através da realização deste trabalho, ressaltamos a importância de colocar em prática as políticas sobre inclusão; a necessidade de professores capacitados para atuar em sala de aula; e a importância da estimulação para o desenvolvimento da criança.
Palavra chave: educação; inclusão escolar; Síndrome de Down; aprendizagem; estudo de caso.
Downloads
Referências
CARVALHO, Rosita Edler. Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva. Porto Alegre: Mediação, 2000.
BRASIL. Constituição. República Federativa. MEC, 1988.
KIRK, Samuel A.; GALLAGHER, James J. Educação da criança excepcional . São Paulo: Martins Fontes, 2002.
MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São
Paulo: Moderna, 2006.
MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. Inclusão escolar: algumas notas introdutórias. In;
______ ; et al (Org.). Inclusão: compartilhando saberes. Petrópolis: Vozes, 2006.
PUESCHEL, Siegfried (Org). Síndrome de Down: guia para pais e professores. 9. ed. Campinas: Papirus, 1993.
REIS, Liliane Pereira Costa dos. A participação da família no contexto escolar. Salvador, 2010.
TELFORD. Charles W. ; SAWREY, James M. O indivíduo excepcional. 5.ed. São Paulo: Zahar, 1984.
VOIVODIC. M. A. A inclusão escolar de criança com Síndrome de Down. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
P.1. P.1.: depoimento. [05 set. 2012]. Entrevistadora: Mitsi Martins Tamashiro. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular SAMSUNG (20min 10 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a inclusão do aluno com Síndrome de Down.
P.2. P.2.: depoimento. [05 set. 2012]. Entrevistadora: Mitsi Martins Tamashiro. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular SAMSUNG (5min 40seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a inclusão do aluno com Síndrome de Down.
P.3. P.3.: depoimento. [05 set. 2012]. Entrevistadora: Mitsi Martins Tamashiro. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular SAMSUNG (25min 12 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a inclusão do aluno com Síndrome de Down.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.