Síndrome de Down: um estudo de caso sobre a inclusão no ensino regular

Autores

  • Mitsi Martins Tamashiro UNEMAT
  • Maria Angélica Dornelles Dias UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9315

Resumo

Este artigo trata de divulgar como está acontecendo à inclusão na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT. O objetivo desta pesquisa é averiguar como está à inclusão dos alunos com Síndrome de Down no ensino regular e constatar como ocorre o ensino/aprendizagem quando inclusos nas  instituições de ensino. A presente pesquisa é um estudo de caso, fundamentada por uma metodologia qualitativa. A coleta de dados utilizou de observações, questionário e entrevista semi estruturadas. Através da realização deste trabalho, ressaltamos a importância de colocar em prática as políticas sobre inclusão; a necessidade de professores capacitados para atuar em sala de aula; e a importância da estimulação para o desenvolvimento da criança.

Palavra chave: educação; inclusão escolar; Síndrome de Down; aprendizagem; estudo de caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mitsi Martins Tamashiro, UNEMAT

Acadêmica do 7° Semestre De Pedagogia

Maria Angélica Dornelles Dias, UNEMAT

graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel em (1999) e especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ em (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel em (2002). Atualmente é profressora da Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT e, Psicóloga da Prefeitura Municipal de Sinop. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, e em consultoria na área de RH. Atuando principalmente nos seguintes temas: educação, aprendizagem, necessidades especiais, desenvolvimento e formação profissional e gestão empresarial. Atua como terapeuta na linha Cognitivo Comportamental.

Referências

CARVALHO, Rosita Edler. Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva. Porto Alegre: Mediação, 2000.

BRASIL. Constituição. República Federativa. MEC, 1988.

KIRK, Samuel A.; GALLAGHER, James J. Educação da criança excepcional . São Paulo: Martins Fontes, 2002.

MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São

Paulo: Moderna, 2006.

MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. Inclusão escolar: algumas notas introdutórias. In;

______ ; et al (Org.). Inclusão: compartilhando saberes. Petrópolis: Vozes, 2006.

PUESCHEL, Siegfried (Org). Síndrome de Down: guia para pais e professores. 9. ed. Campinas: Papirus, 1993.

REIS, Liliane Pereira Costa dos. A participação da família no contexto escolar. Salvador, 2010.

TELFORD. Charles W. ; SAWREY, James M. O indivíduo excepcional. 5.ed. São Paulo: Zahar, 1984.

VOIVODIC. M. A. A inclusão escolar de criança com Síndrome de Down. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

P.1. P.1.: depoimento. [05 set. 2012]. Entrevistadora: Mitsi Martins Tamashiro. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular SAMSUNG (20min 10 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a inclusão do aluno com Síndrome de Down.

P.2. P.2.: depoimento. [05 set. 2012]. Entrevistadora: Mitsi Martins Tamashiro. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular SAMSUNG (5min 40seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a inclusão do aluno com Síndrome de Down.

P.3. P.3.: depoimento. [05 set. 2012]. Entrevistadora: Mitsi Martins Tamashiro. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular SAMSUNG (25min 12 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a inclusão do aluno com Síndrome de Down.

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

Tamashiro, M. M., & Dias, M. A. D. (2012). Síndrome de Down: um estudo de caso sobre a inclusão no ensino regular. Eventos Pedagógicos, 3(3), 192–201. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9315

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)