v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática

					Visualizar v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática

Seção Apresentação: pelos professores Lizete Maria Orquiza de Carvalho e Washington Luiz Pacheco de Carvalho, da Universidade Estadual Paulista, Bauru - SP;

Introdução: Anderson Maciel de Souza, Celma Ramos Evangelista, Cristinne Leus Tomé, Janice Cassia Lando e Thiélide Verônica da Silva Pavanelli Troian;

Seção Artigos: produções dos alunos do 7º semestre de Pedagogia;

Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Ensaios Investigativos em Educação Matemática";

Seção Entrevista: com a professora Maria Elizabete Rambo Kochhann, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres - MT.

Organizadores: Anderson Maciel de Souza, Celma Ramos Evangelista, Cristinne Leus Tomé, Janice Cassia Lando e Thiélide Verônica da Silva Pavanelli Troian

Data de publicação: 07 de dezembro de 2012.

Publicado: 07-12-2012

Expediente

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9343
    Cristinne Leus Tomé
    01-07

Apresentação

  • Formar-se professor e a importância da pesquisa nesse processo

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9344
    Lizete Maria Orquiza de Carvalho, Washington Luiz Pacheco de Carvalho
    08-09

Introdução

  • Introdução

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9342
    Anderson Maciel de Souza, Celma Ramos Evangelista, Cristinne Leus Tomé, Janice Cassia Lando, Thiélide Verônica da Silva Pavanelli Troian
    10-15

Seção Artigos

  • A alfabetização da criança especial com Síndrome de Down

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9310
    Adriana Pacheco, Maria Angélica Dornelles Dias
    16-23
  • Ensino de arte na educação infantil: múltiplas dimensões da prática pedagógica

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9302
    Cerli Terezinha Quadros, Leandra Ines Seganfredo Santos
    24-32
  • Música e educação: a música no processo ensino/aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9336
    Daiane Cristina Tennroller, Marion Machado Cunha
    33-43
  • Dificuldades de aprendizagem na escola: o olhar do professor

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9320
    Dorca Rufino, Isabela Augusta Andrade Souza
    44-52
  • Violência na escola: impasses e alternativas

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9332
    Elaine Evangelista da Silva, José Luiz Müller
    53-59
  • Brincando e aprendendo na educação infantil

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9299
    Estelamar de Queiroz Porto, Edneuza Alves Trugillo
    70-79
  • Experiências com contação de histórias: vivências iniciais da docência

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9312
    Elen Poliana da Silva, Leandra Ines Seganfredo Santos
    60-69
  • Capoeira: contribuições pedagógicas para educação e inclusão curricular na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9334
    Fabio Penteado de Souza, Maria Ivonete de Souza, Maria Luiza Troian
    80-90
  • Educação infantil: um estudo com pais e educadores

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9340
    Franciele Zuleide Land, Ivone Jesus Alexandre
    91-100
  • As contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a formação docente

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9307
    Gleicy Calhau Gomes, Fátima Aparecida da Silva Iocca
    101-112
  • Evasão escolar de alunos na Educação de Jovens e Adultos - EJA

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9339
    Greice Palhão Silva, Roberto Alves Arruda
    113-120
  • Educação para o pensar: filosofia para as crianças

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9313
    Josélia de Oliveira Beserra, Alceu Zoia
    130-139
  • Implementação da Lei 10.639/03 10.639/03: educação das relações étnico-raciais na educação infantil pública de Sinop-MT

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9322
    Helenice Lucatelli da Costa, Maria Ivonete de Souza, Maria Luiza Troian
    121-129
  • O trabalho do professor no mundo escolar: um estudo dos professores da rede municipal de Sinop-MT

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9319
    Juliana Aparecida do Carmo Ananias da Silva Fernandes, Marion Machado Cunha
    140-150
  • A motricidade humana em desenvolvimento: um estudo de caso acerca da Educação Física no 2º ano do Ensino Fundamental

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9346
    Karlene Maurina Leivas, João Batista Lopes da Silva
    151-158
  • Educação e a infância no campo: um olhar sobre os diferentes espaços de aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9309
    Liciane De Costa, Odimar João Peripolli
    159-169
  • Educação e valores: estudo de caso sobre a educação e valores sociais na formação do sujeito

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9333
    Luzineide Barbosa de Souza, Roberto Alves Arruda
    170-181
  • Síndrome de Down: um estudo de caso sobre a inclusão no ensino regular

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9315
    Mitsi Martins Tamashiro, Maria Angélica Dornelles Dias
    192-201
  • A indisciplina nos anos iniciais do ensino fundamental

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9330
    Maricler Becker, José Luiz Muller
    182-191
  • Família e escola: a orientação contra o abuso sexual

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9308
    Poliana Acs Teodoro, José Luiz Mülller
    202-211
  • Lei 11.645/08: a questão étnico-cultural nas escolas

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9335
    Rosangela Gomes Moreira, Alceu Zoia
    212-220
  • Educação de Jovens e Adultos: uma proposta de inclusão social

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9314
    Rosely Ferreira dos Santos, Odimar João Peripolli
    221-230
  • Conselho Municipal de Educação de Sinop: limites e possibilidades na elaboração das políticas públicas educacionais

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9324
    Roseneide Bezerra de Souza, Lucio Jose Dutra Lord
    231-240
  • Trajetórias e perspectivas dos jovens e adultos no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire em Sinop-MT

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9316
    Rosiane Siqueira, Sandra Pereira Carvalho
    241-249
  • Educação ambiental: uma análise sobre as práticas educativas na E.M.E.B. Prof.ª Ana Cristina de Sena

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9325
    Tatiane Alves dos Santos, Edneuza Alves Trugillo
    250-257

Seção Livre

  • Projeto Canteiros e PIBID: articulação com a modelagem matemática

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9321
    Anderson Maciel Souza, Denizalde Jesiel Rodrigues Pereira
    258-269
  • A avaliação da aprendizagem e as concepções dos alunos do curso de licenciatura em matemática: um estudo de caso na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Jequié

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9301
    Edimilson Morais dos Reis, Marcia Graci de Oliveira Matos
    284-309
  • Professores e contextos da disciplina e indisciplina nas aulas de matemática

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9323
    Edília Hochmann, Celma Ramos Evangelista
    270-283
  • Investigação matemática e a construção do pensamento algébrico: uma metodologia de ensino a compreensão de incógnitas

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9306
    Gabriela Nery Pereira, Maria Nilsa Silva Braga
    320-340
  • Proposta didática para o ensino de geometria espacial reutilizando materiais

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9326
    Eliane Vasconcelos Santos, Thiélide Verônica da Silva Pavanelli Troian
    310-319
  • Resolução de problemas e comunicação matemática: as concepções de professores de matemática do 6º ao 9º ano, de uma Escola Pública do interior da Bahia

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9215
    Jadiane Novais Alves, Jorge Costa do Nascimento
    352-362
  • A investigação matemática como propulsora da conscientização em relação à obesidade infantil: uma ação do Observatório da Educação

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9327
    Helen Carolina Reiterberger, Thiélide Verônica da Silva Pavanelli Troian
    341-351
  • O ensino de geometria, em escolas públicas, na cidade de Jequié - Bahia

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9303
    Jamille Santana Gonçalves, Janice Cassia Lando
    363-389
  • Um estudo de funções polinomiais de 1º e 2º graus em ambiente informatizado

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9311
    João Batista Silva Caires, Jorge Costa do Nascimento
    390-409
  • Matemática financeira no ensino médio: uma proposta de ensino associada à planilha eletrônica

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9338
    Marcilene Carvalho Pereira Royer, Celma Ramos Evangelista
    427-437
  • Método montessoriano: contribuições para o ensino-aprendizagem da matemática nas séries iniciais

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9341
    Kely Viviane Gonçalves de Oliveira, Roberta D'Angela Menduni Bortoloti
    410-426
  • O ensino de Cálculo I no curso de licenciatura em matemática: obstáculos na aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9300
    Sílvia Pereira dos Santos, Marcia Graci de Oliveira Matos
    458-473
  • Algoritmo de criptografia RSA: análise entre a segurança e velocidade

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9329
    Rafael Santos Andrade, Fernando dos Santos Silva
    438-457
  • Matemática do campo: ensinando geometria utilizando o cotidiano do campo

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9318
    Valdinete Aparecida Santos do Valle, Eloidi Falchetti
    474-483

Entrevista

  • A pesquisa acadêmica e a educação matemática: uma entrevista com Maria Elizabete Rambo Kochhann

    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9345
    Maria Elizabete Rambo Kochhann; Anderson Maciel de Souza, Celma Ramos Evangelista, Janice Cassia Lando, Thiélide Verônica da Silva Pavanelli Troian
    484-490