v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática

					Visualizar v. 3 n. 3 (2012): Ensaios investigativos em Educação Matemática

Seção Apresentação: pelos professores Lizete Maria Orquiza de Carvalho e Washington Luiz Pacheco de Carvalho, da Universidade Estadual Paulista, Bauru - SP;

Introdução: Anderson Maciel de Souza, Celma Ramos Evangelista, Cristinne Leus Tomé, Janice Cassia Lando e Thiélide Verônica da Silva Pavanelli Troian;

Seção Artigos: produções dos alunos do 7º semestre de Pedagogia;

Seção Livre: produções da comunidade com a temática "Ensaios Investigativos em Educação Matemática";

Seção Entrevista: com a professora Maria Elizabete Rambo Kochhann, da Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres - MT.

Organizadores: Anderson Maciel de Souza, Celma Ramos Evangelista, Cristinne Leus Tomé, Janice Cassia Lando e Thiélide Verônica da Silva Pavanelli Troian

Data de publicação: 07 de dezembro de 2012.

Publicado: 07-12-2012

Expediente

  • Expediente

    Cristinne Leus Tomé
    01-07
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9343

Apresentação

  • Formar-se professor e a importância da pesquisa nesse processo

    Lizete Maria Orquiza de Carvalho, Washington Luiz Pacheco de Carvalho
    08-09
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9344

Introdução

  • Introdução

    Anderson Maciel de Souza, Celma Ramos Evangelista, Cristinne Leus Tomé, Janice Cassia Lando, Thiélide Verônica da Silva Pavanelli Troian
    10-15
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9342

Seção Artigos

  • A alfabetização da criança especial com Síndrome de Down

    Adriana Pacheco, Maria Angélica Dornelles Dias
    16-23
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9310
  • Ensino de arte na educação infantil: múltiplas dimensões da prática pedagógica

    Cerli Terezinha Quadros, Leandra Ines Seganfredo Santos
    24-32
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9302
  • Música e educação: a música no processo ensino/aprendizagem

    Daiane Cristina Tennroller, Marion Machado Cunha
    33-43
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9336
  • Dificuldades de aprendizagem na escola: o olhar do professor

    Dorca Rufino, Isabela Augusta Andrade Souza
    44-52
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9320
  • Violência na escola: impasses e alternativas

    Elaine Evangelista da Silva, José Luiz Müller
    53-59
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9332
  • Brincando e aprendendo na educação infantil

    Estelamar de Queiroz Porto, Edneuza Alves Trugillo
    70-79
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9299
  • Experiências com contação de histórias: vivências iniciais da docência

    Elen Poliana da Silva, Leandra Ines Seganfredo Santos
    60-69
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9312
  • Capoeira: contribuições pedagógicas para educação e inclusão curricular na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe em Sinop-MT

    Fabio Penteado de Souza, Maria Ivonete de Souza, Maria Luiza Troian
    80-90
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9334
  • Educação infantil: um estudo com pais e educadores

    Franciele Zuleide Land, Ivone Jesus Alexandre
    91-100
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9340
  • As contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a formação docente

    Gleicy Calhau Gomes, Fátima Aparecida da Silva Iocca
    101-112
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9307
  • Evasão escolar de alunos na Educação de Jovens e Adultos - EJA

    Greice Palhão Silva, Roberto Alves Arruda
    113-120
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9339
  • Educação para o pensar: filosofia para as crianças

    Josélia de Oliveira Beserra, Alceu Zoia
    130-139
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9313
  • Implementação da Lei 10.639/03 10.639/03: educação das relações étnico-raciais na educação infantil pública de Sinop-MT

    Helenice Lucatelli da Costa, Maria Ivonete de Souza, Maria Luiza Troian
    121-129
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9322
  • O trabalho do professor no mundo escolar: um estudo dos professores da rede municipal de Sinop-MT

    Juliana Aparecida do Carmo Ananias da Silva Fernandes, Marion Machado Cunha
    140-150
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9319
  • A motricidade humana em desenvolvimento: um estudo de caso acerca da Educação Física no 2º ano do Ensino Fundamental

    Karlene Maurina Leivas, João Batista Lopes da Silva
    151-158
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9346
  • Educação e a infância no campo: um olhar sobre os diferentes espaços de aprendizagem

    Liciane De Costa, Odimar João Peripolli
    159-169
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9309
  • Educação e valores: estudo de caso sobre a educação e valores sociais na formação do sujeito

    Luzineide Barbosa de Souza, Roberto Alves Arruda
    170-181
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9333
  • Síndrome de Down: um estudo de caso sobre a inclusão no ensino regular

    Mitsi Martins Tamashiro, Maria Angélica Dornelles Dias
    192-201
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9315
  • A indisciplina nos anos iniciais do ensino fundamental

    Maricler Becker, José Luiz Muller
    182-191
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9330
  • Família e escola: a orientação contra o abuso sexual

    Poliana Acs Teodoro, José Luiz Mülller
    202-211
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9308
  • Lei 11.645/08: a questão étnico-cultural nas escolas

    Rosangela Gomes Moreira, Alceu Zoia
    212-220
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9335
  • Educação de Jovens e Adultos: uma proposta de inclusão social

    Rosely Ferreira dos Santos, Odimar João Peripolli
    221-230
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9314
  • Conselho Municipal de Educação de Sinop: limites e possibilidades na elaboração das políticas públicas educacionais

    Roseneide Bezerra de Souza, Lucio Jose Dutra Lord
    231-240
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9324
  • Trajetórias e perspectivas dos jovens e adultos no Centro de Educação de Jovens e Adultos Benedito Sant’Ana da Silva Freire em Sinop-MT

    Rosiane Siqueira, Sandra Pereira Carvalho
    241-249
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9316
  • Educação ambiental: uma análise sobre as práticas educativas na E.M.E.B. Prof.ª Ana Cristina de Sena

    Tatiane Alves dos Santos, Edneuza Alves Trugillo
    250-257
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9325

Seção Livre

  • Projeto Canteiros e PIBID: articulação com a modelagem matemática

    Anderson Maciel Souza, Denizalde Jesiel Rodrigues Pereira
    258-269
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9321
  • A avaliação da aprendizagem e as concepções dos alunos do curso de licenciatura em matemática: um estudo de caso na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Jequié

    Edimilson Morais dos Reis, Marcia Graci de Oliveira Matos
    284-309
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9301
  • Professores e contextos da disciplina e indisciplina nas aulas de matemática

    Edília Hochmann, Celma Ramos Evangelista
    270-283
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9323
  • Investigação matemática e a construção do pensamento algébrico: uma metodologia de ensino a compreensão de incógnitas

    Gabriela Nery Pereira, Maria Nilsa Silva Braga
    320-340
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9306
  • Proposta didática para o ensino de geometria espacial reutilizando materiais

    Eliane Vasconcelos Santos, Thiélide Verônica da Silva Pavanelli Troian
    310-319
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9326
  • Resolução de problemas e comunicação matemática: as concepções de professores de matemática do 6º ao 9º ano, de uma Escola Pública do interior da Bahia

    Jadiane Novais Alves, Jorge Costa do Nascimento
    352-362
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9215
  • A investigação matemática como propulsora da conscientização em relação à obesidade infantil: uma ação do Observatório da Educação

    Helen Carolina Reiterberger, Thiélide Verônica da Silva Pavanelli Troian
    341-351
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9327
  • O ensino de geometria, em escolas públicas, na cidade de Jequié - Bahia

    Jamille Santana Gonçalves, Janice Cassia Lando
    363-389
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9303
  • Um estudo de funções polinomiais de 1º e 2º graus em ambiente informatizado

    João Batista Silva Caires, Jorge Costa do Nascimento
    390-409
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9311
  • Matemática financeira no ensino médio: uma proposta de ensino associada à planilha eletrônica

    Marcilene Carvalho Pereira Royer, Celma Ramos Evangelista
    427-437
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9338
  • Método montessoriano: contribuições para o ensino-aprendizagem da matemática nas séries iniciais

    Kely Viviane Gonçalves de Oliveira, Roberta D'Angela Menduni Bortoloti
    410-426
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9341
  • O ensino de Cálculo I no curso de licenciatura em matemática: obstáculos na aprendizagem

    Sílvia Pereira dos Santos, Marcia Graci de Oliveira Matos
    458-473
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9300
  • Algoritmo de criptografia RSA: análise entre a segurança e velocidade

    Rafael Santos Andrade, Fernando dos Santos Silva
    438-457
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9329
  • Matemática do campo: ensinando geometria utilizando o cotidiano do campo

    Valdinete Aparecida Santos do Valle, Eloidi Falchetti
    474-483
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9318

Entrevista

  • A pesquisa acadêmica e a educação matemática: uma entrevista com Maria Elizabete Rambo Kochhann

    Anderson Maciel de Souza, Celma Ramos Evangelista, Janice Cassia Lando, Thiélide Verônica da Silva Pavanelli Troian
    484-490
    DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9345