Investigação matemática e a construção do pensamento algébrico: uma metodologia de ensino a compreensão de incógnitas

Autores

  • Gabriela Nery Pereira Secretaria de Educação da Bahia
  • Maria Nilsa Silva Braga Secretaria de Educação da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9306

Resumo

Este artigo é a consolidação de uma pesquisa sobre o uso da investigação matemática como metodologia de ensino para a construção e desenvolvimento do pensamento algébrico, e em particular, para a compreensão de incógnitas e equações em uma 6ª série de um colégio particular da cidade de Jequié-Ba Nessa pesquisa procuramos compreender de que forma o uso da Investigação Matemática como metodologia de ensino pode contribuir para a construção e desenvolvimento do pensamento algébrico das incógnitas. Enquanto abordagem metodológica, optamos pela pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso com traços da pesquisa-ação. Para coleta dos dados utilizamos registros escritos produzidos por 10 alunos da turma em estudo e as anotações realizadas pela pesquisadora no decorrer da pesquisa. Esta visou identificar a formação de conceito algébrico nas situações propostas, principalmente nas que envolvem padrões e regularidades; analisar o nível de complexidade e imprevisibilidade nos processos de resolução, buscando identificar a ocorrência de formação de conceitos algébricos; e analisar o papel da investigação na construção do conhecimento matemático. O estudo realizado apresenta indicativos de que o uso de Investigações Matemáticas como metodologia de ensino pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento algébrico e para a construção do conceito de incógnitas, além de ser uma boa estratégia de aprendizagem para o aluno e de ensino para o professor.

Palavras-chave: matemática; educação matemática; ensino-aprendizagem da matemática; investigação matemática; pensamento algébrico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DIÁLOGO ENTRE OS PARTICIPANTES. Diálogo entre os participantes. [28 maio 2009]. Registrado por: Gabriela Nery Pereira. Jequié, BA, 2009. Diálogo desenvolvido durante realização do Trabalho de Conclusão de Curso. (TCC sobre o uso da investigação matemática como metodologia de ensino para a construção e desenvolvimento do pensamento algébrico).

FIORENTINI, D.; FERNANDES, F. L. P. CRISTOVÃO, E. M. Um Estudo das potencialidades pedagógicas das investigações matemáticas no desenvolvimento do pensamento algébrico. Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/ponte/temporario/SEM-LB/Fiorentini-Fernandes-Cristovao2.doc>. Acesso em: 26 jun. 2009.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática. 2. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2007.

FONSECA, H.; BRUNHEIRA, L. PONTE J. P. da. As actividades de investigação, o professor e a aula de Matemática. Disponível em: <http://ia.fc.ul.pt/textos/99%20Fons.-Br.-Ponte%20/ProfMat-MPT.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2009.

GIL, K. H.; PORTANOVA, R. Reflexões sobre as dificuldades dos alunos na aprendizagem de Álgebra. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/files/ix_enem/Poster/TRabalhos/P053964543004T.doc>. Acesso em: 14 jun. 2009.

OLIVEIRA, M.; SEGURADO, M. I.; PONTE, J. P. da. Explorar, investigar e discutir na aula de matemática. Actas do ProfMat (CD-ROM, p. 207-213. Lisboa: APM, 1996.

PONTE, J. P. da. Investigar, Ensinar e Aprender. Actas do ProfMat (CD-ROM, p.25-39). Lisboa: APM, 2003.

PONTE, J. P. da; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. M. Investigações Matemáticas na Aula de Aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

SCARLASSARI, N. T. Um estudo das dificuldades ao aprender álgebra em situações diferenciadas de ensino em alunos da 6ª série do Ensino Fundamental. 2007. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

TELES, R. A. de M. A Aritmética e Álgebra na Matemática Escolar. Educação Matemática em Revista, São Paulo, ano 11, n. 16, p. 8-15, maio 2004.

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

Pereira, G. N., & Braga, M. N. S. (2012). Investigação matemática e a construção do pensamento algébrico: uma metodologia de ensino a compreensão de incógnitas. Eventos Pedagógicos, 3(3), 320–340. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9306