O trabalho do professor no mundo escolar: um estudo dos professores da rede municipal de Sinop-MT

Autores

  • Juliana Aparecida do Carmo Ananias da Silva Fernandes Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Marion Machado Cunha Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9319

Resumo

O artigo se volta para o trabalho do professor, vinculado às práticas educativas, organização do espaço escolar e às condições de trabalho. Na centralidade da discussão problematiza a vida do professor de escola pública, no município de Sinop, Mato Grosso, a base teórica centra-se na concepção marxista. Assim, apontamos a pesquisa qualitativa como o caminho do fazer a pesquisa. O professor assume múltiplas tarefas do fazer cotidiano, com isso, admite funções extraescolares para além da pedagógica e ensino e aprendizagem. Há um esvaziamento do sujeito professor, precarizado nas condições de trabalho e na manutenção da vida. O atual estágio do capitalismo aponta para um professor reprodutivista e concordante com as relações sociais capitalistas.

Palavras-chave: educação; trabalho; precarização; professor; marxismo.

 

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Biografia do Autor

  • Juliana Aparecida do Carmo Ananias da Silva Fernandes, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Acadêmica do curso de Pedagogia da UNEMAT - campus de Sinop
  • Marion Machado Cunha, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Chefe do Departamento de Pedagogia da UNEMAT - campus de Sinop

Referências

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PROFESSOR(A) B. Professor(a) B: depoimento. [30 out. 2012]. Entrevistadora: Juliana Aparecida do Carmo Ananias da Silva Fernandes. Sinop, MT, 2012. 1 questionário elaborado Entrevista concedida para monografia O trabalho do professor no mundo escolar: um estudo dos professores da rede municipal de Sinop-MT.

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Publicado

07-12-2012

Como Citar

O trabalho do professor no mundo escolar: um estudo dos professores da rede municipal de Sinop-MT. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(3), 140-150. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9319

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