Matemática financeira no ensino médio: uma proposta de ensino associada à planilha eletrônica
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9338Resumo
Este trabalho de conclusão de curso apresenta o resultado do estudo da aplicação da Matemática Financeira aos alunos de Nível Médio em Sinop. Procuramos responder a seguinte questão: ‘a utilização da planilha eletrônica auxiliará os alunos do ensino médio a perceberem a importância da matemática em situações do cotidiano que envolva operações financeiras e comerciais? Quais as contribuições do uso da planilha?’. Os dados foram coletados através de um curso ofertado na sede da Casa Brasil - Projeto Unipop - Universidade Popular, no período de 27 de Agosto de 2011 a 29 de Outubro de 2011 com duração de 40 horas, no qual utilizamos a planilha Br Office Calc. O objetivo do curso foi trabalhar a Matemática Financeira relacionada ao cotidiano dos cursistas, facilitando-lhes a compreensão em relação a presença da Matemática em situações problemas. A pesquisa teórica esta fundamentada em livros, cujos autores elaboram conteúdos que tratam de Matemática Financeira e planilhas eletrônicas de modo a compatibilizar os conhecimentos necessários para ministrá-los aos estudantes do Ensino Médio, dentre os principais escritores podemos citar: Alberto Suen, Anísio Costa Castelo Branco, Alexandre Assaf Neto, entre outros. A análise e a resposta à problemática proposta nesta pesquisa partiram da própria observação e estudo em sala de informática, na qual foi analisado o desenvolvimento de 10 alunos. O processo de investigação é de cunho qualitativo e em particular o estudo de caso para a apresentação da conclusão deste trabalho. Os resultados obtidos foram constatados nas resoluções de exercícios aplicados junto aos alunos.
Palavras-chave: matemática; educação matemática; matemática financeira; informática.
Downloads
Referências
ASSAF NETO, Alexandre. Matemática Financeira e suas aplicações. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
BRANCO, Anísio Costa Castelo. Matemática Financeira aplicada. São Paulo: Thompson 2002.
DANTE, Luis Roberto. Matemática: Contexto e Aplicações. São Paulo: Àtica, 1999.
JORGE, Marcos. Microsoft Excel Excel2003. São Paulo: Ed.Makron, 2004.
LIMA, Elon Lages; CARVALHO, Paulo Cesar Pinto; WAGNER, Eduardo; MORGADO, Augusto César. A Matemática do Ensino Médio. 3. ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira Matemática, 1993.
OLIVEIRA, Ramon de. Informática educativa: dos planos e discursos à sala de aula. 8. ed. Campinas: Papirus,1997.
OLIVEIRA, Ana Maria. Biblioteca do Estudante Moderno. v. II; DCl: São Paulo, 2002.
PUCCINI, Abelardo de Lima. Matemática Financeira: Objetiva e Aplicada. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.
REHDER, Wellington da Silva; OLIVEIRA, Karina de. Guia Pratico Open Office Calc. Santa Cruz do Rio Pardo, SP: Viena, 2004.
STRAUB, Sandra Luzia Wrobel. Estratégias e perspectivas do uso da informática na educação-realidade na escola pública. Cáceres: Unemat, 2009.
SUEN, Alberto. Matemática Financeira. Curitiba: IESD, 2007.
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 8. ed. rev. ampl. São Paulo: Érica, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.