O ensino de geometria, em escolas públicas, na cidade de Jequié - Bahia

Autores

  • Jamille Santana Gonçalves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Janice Cassia Lando Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9303

Resumo

Neste trabalho nos propomos a analisar a atual situação do ensino de Geometria na 5ª série do Ensino Fundamental de algumas escolas públicas da cidade de Jequié-Bahia. Os objetivos da pesquisa foram verificar se a Geometria está sendo ensinada; perceber, em relação aos professores que a ensinam, como este ensino é realizado e quais as metodologias adotadas; e, investigar, em relação aos professores que não ensinam Geometria, quais os motivos que os levam a não ensiná-la. Para desenvolver este trabalho, teoricamente, recorremos a autores como: Regina Maria Pavanello, Adair Mendes Nacarato e  Cármen Lúcia Brancaglion Passos,  Geraldo Perez, entre outros. Utilizamos a abordagem metodológica qualitativa, através do estudo de caso e a coleta de dados se deu por meio de um questionário aplicado a oito professores da rede pública, sendo cinco da rede municipal e três da rede estadual. Os dados foram analisados mediante o método da análise de conteúdo. De posse dos dados e sua estruturação pudemos perceber que o ensino de Geometria nas escolas pesquisadas é ainda quase ausente e alguns dos fatores que pudemos constatar para justificar essa situação é o fato de ainda existirem professores de outras áreas ensinando matemática, a falta de conhecimentos geométricos, mesmo dos professores da área e o descaso das secretarias de educação no que diz respeito à capacitação dos professores.

Palavras-chave: matemática; educação matemática; ensino de geometria; capacitação de professores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Janice Cassia Lando, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
    Departamento de Química e Exatas. Área de Educação Matemática.

Referências

ALMOULOUD, Saddo Ag; MANRIQUE, Ana Lúcia. A geometria no ensino fundamental: concepções de professores e de alunos. In: ENCONTRO ANPED: Associação Nacional de Pesquisa em Educação, 24., 2001, Caxambu. Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2001.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

BARRANTES, Manuel; BLANCO, Lorenzo J. Estudo das recordações, expectativas e concepções dos professores em formação sobre o ensino-aprendizagem da Geometria. A Educação Matemática em Revista, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, n. 17, ano 11, 2004.

FAINGUELERNT, Estela Kaufman. O Ensino de Geometria no 1º e 2º Graus. A Educação Matemática em Revista, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, n. 4, 1º sem. 1995.

GIARDINETTO, José Roberto Boettger. Matemática escolar e matemática da vida cotidiana. São Paulo: Autores Associados, 1999.

GONÇALVES, Edna Cavalcanti Novaes. A geometria nas séries iniciais do ensino fundamental. A Educação Matemática em Revista, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, n. 20-21, ano 13, 2004.

GRUPO MOMENTO. O ensino de Geometria no 1º grau. Cadernos do CEM (Centro de Educação Matemática), São Paulo, v. 2, p. 11-17, 1990.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1995.

LORENZATO, Sérgio. Por que não ensinar Geometria? A Educação Matemática em Revista, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, n. 4, 1º sem. 1995.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

NACARATO, Adair Mendes.; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A Geometria nas séries iniciais: uma análise sob a perspectiva da prática pedagógica e da formação de professores. São Carlos: EdUFSCar, 2003.

PAVANELLO, Regina Maria. O abandono do ensino da Geometria no Brasil: causas e conseqüências. Revista Zetetiké. Ano I, n. 1, 1993.

PEREZ, Geraldo. A realidade sobre o ensino de Geometria no 1º e 2º graus, no Estado de São Paulo. A Educação Matemática em Revista, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, n. 4, 1º sem. 95.

PROFESSORA P1. Professora P1: questionário. [nov. 2009]. Aplicado por: Jamille Santana Gonçalves. Jequié, BA, 2009. [6 laudas] Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC sobre o ensino de geometria em Jequié/BA).

PROFESSORA P2. Professora P2: questionário. [nov. 2009]. Aplicado por: Jamille Santana Gonçalves. Jequié, BA, 2009. [6 laudas] Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC sobre o ensino de geometria em Jequié/BA).

PROFESSORA P3. Professora P3: questionário. [nov. 2009]. Aplicado por: Jamille Santana Gonçalves. Jequié, BA, 2009. [6 laudas] Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC sobre o ensino de geometria em Jequié/BA).

PROFESSORA P4. Professora P4: questionário. [maio 2010]. Aplicado por: Jamille Santana Gonçalves. Jequié, BA, 2010. [6 laudas] Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC sobre o ensino de geometria em Jequié/BA).

PROFESSORA P5. Professora P5: questionário. [maio 2010]. Aplicado por: Jamille Santana Gonçalves. Jequié, BA, 2010. [6 laudas] Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC sobre o ensino de geometria em Jequié/BA).

PROFESSORA P6. Professora P6: questionário. [mar. 2010]. Aplicado por: Jamille Santana Gonçalves. Jequié, BA, 2010. [6 laudas] Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC sobre o ensino de geometria em Jequié/BA).

PROFESSORA P7. Professora P7: questionário. [maio 2010]. Aplicado por: Jamille Santana Gonçalves. Jequié, BA, 2010. [6 laudas] Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC sobre o ensino de geometria em Jequié/BA).

PROFESSORA P8. Professora P8: questionário. [maio 2010]. Aplicado por: Jamille Santana Gonçalves. Jequié, BA, 2010. [6 laudas] Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC sobre o ensino de geometria em Jequié/BA).

SILVA, Heloísa da. Uma caracterização do Centro de Educação Matemática – CEM (1984-1997) como uma comunidade de Prática de Formação Continuada de Professores de Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 23, n. 35A, p. 185-218, abril 2010.

SOARES, Flávia dos Santos; DASSIE, Bruno Alves; ROCHA, José Lourenço da. Ensino de Matemática no século XX – da Reforma Francisco Campos à Matemática Moderna. Horizontes, Bragança Paulista, v. 22, n. 1, p. 7-15, jan/jun. 2004.

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

O ensino de geometria, em escolas públicas, na cidade de Jequié - Bahia. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(3), 363-389. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9303