O ensino de geometria, em escolas públicas, na cidade de Jequié - Bahia
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9303Resumo
Neste trabalho nos propomos a analisar a atual situação do ensino de Geometria na 5ª série do Ensino Fundamental de algumas escolas públicas da cidade de Jequié-Bahia. Os objetivos da pesquisa foram verificar se a Geometria está sendo ensinada; perceber, em relação aos professores que a ensinam, como este ensino é realizado e quais as metodologias adotadas; e, investigar, em relação aos professores que não ensinam Geometria, quais os motivos que os levam a não ensiná-la. Para desenvolver este trabalho, teoricamente, recorremos a autores como: Regina Maria Pavanello, Adair Mendes Nacarato e Cármen Lúcia Brancaglion Passos, Geraldo Perez, entre outros. Utilizamos a abordagem metodológica qualitativa, através do estudo de caso e a coleta de dados se deu por meio de um questionário aplicado a oito professores da rede pública, sendo cinco da rede municipal e três da rede estadual. Os dados foram analisados mediante o método da análise de conteúdo. De posse dos dados e sua estruturação pudemos perceber que o ensino de Geometria nas escolas pesquisadas é ainda quase ausente e alguns dos fatores que pudemos constatar para justificar essa situação é o fato de ainda existirem professores de outras áreas ensinando matemática, a falta de conhecimentos geométricos, mesmo dos professores da área e o descaso das secretarias de educação no que diz respeito à capacitação dos professores.
Palavras-chave: matemática; educação matemática; ensino de geometria; capacitação de professores.
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