Projeto Canteiros e PIBID: articulação com a modelagem matemática
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9321Resumo
O presente trabalho foi realizado sobre a investigação da importância que os projetos de extensão universitária, em questão PIBID e Canteiros, apresentam juntamente com a Modelagem Matemática na solução de problemas e também para formação de conceitos matemáticos voltados para a Educação Matemática, mostrando como são propostas e também como estão sendo realizadas as atividades que esses dois projetos desenvolvem. Além disso mostrar a importância que que os programas e projetos extensionistas trazem para as universidades quando desenvolvem um trabalho voltado para o meio social, fazendo com que o papel da universidade vá além de formar profissionais, mas também contribuir para solucionar problemas que atingem a sociedade por meio de ações coletivas de aspecto social realizadas pela comunidade acadêmica que possibilitam ao acadêmico uma forma de proporcionar práticas associadas a seus estudos. Contudo, em particular apresentar as situações em que essas atividades permitem com que a matemática seja trabalhada através da modelagem matemática em um caráter científico e educacional.
Palavras-chave: modelagem matemática; projetos de extensão; educação matemática.
Downloads
Referências
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 2004.
BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no Ensino. São Paulo: Contexto, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997 v.l; il.
CARVALHO, D. L. Metodologia do Ensino da Matemática. 2.ed. Revista. São Paulo: Cortez, 1992.
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. 7.ed. São Paulo: Cortez, 1996.
______ . Pesquisa-Ação nas Organizações. São Paulo: Atlas, 1997.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.