Conselho Municipal de Educação de Sinop: limites e possibilidades na elaboração das políticas públicas educacionais

Autores

  • Roseneide Bezerra de Souza
  • Lucio Jose Dutra Lord

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9324

Resumo

Este artigo analisa o Conselho Municipal de Educação de Sinop-MT, verificando seus Limites e possibilidades na elaboração das políticas públicas educacionais. Para tanto é estudado como se deu sua criação e como influencia hoje nas políticas educacionais locais. A pesquisa tem abordagem qualitativa com entrevistas semi-estruturada, observações de reuniões, análise documental e revisão da literatura. O Conselho é composto por conselheiros preocupados com a melhora da qualidade da educação no Município, mas a capacidade política deste órgão é um processo ainda incipiente e tardiu em função de sua formação histórica.

Palavras-chave: educação; Conselho Municipal de Educação; políticas educacionais; qualidade da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseneide Bezerra de Souza

Acadêmica do curso de Pedagogia da Unemat - campus de Sinop

Referências

BRASIL, LDB: Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei 9.394, de 1996, 2 ed. Brasília, 2001.

CALDERÓN, A. Iignácio; Marim Vlademir. Educação e Políticas públicas: os Conselhos

Municipais em Questão. Teias: Rio de Janeiro, ano 3, nº6, jul/dez 2002.

CUNHA, Marion Machado. O trabalho dos professores e a Universidade do Estado do Mato Grosso em Sinop/ MT na década de 1990: O seletivo do coletivo. Tese (Doutorado em educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 22 ed. Rio de Janeiro: Paz e terra,

GUIMARÃES, C. Sant’Anna. Participação Sociopolítica e Governança Democrática: O Papel dos Conselhos Municipais de Educação na Gestão e Implementação da Política Educacional. Título. Trabalho apresentado em GT: Estado e Política Educacional/n.05. 2005. P.1-16.

LORD, Lúcio Jose Dutra. Limites e Dificuldades à Gestão Democrática: Um estudo sobre a área de educação a partir do Conselho Municipal de Porto Alegre. In: PERONI, V. M. V.; BAZZO, V. L. PEGORARO, L. (Org.). Dilemas da educação brasileira em tempos de globalização neoliberal: entre o público e o privado. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2006, p.95-117.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Secretaria da Educação Básica. Conselhos Escolares: uma estratégia de gestão democrática da escola pública. Brasília: DF, 2004. p. 35-40.

OLIVEIRA, I. Hilgemberg de. Conselhos Municipais de Educação de Ponta Grossa: Aspectos Históricos, Funções e Contribuições. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2008.

PEREIRA, E. F. G.Conselho municipal de Educação: obstáculos ao seu funcionamentos.Monografia apresentada ao Curso de Pós Graduação em Legislação Educacional e inspeção Escolar da Escola Superior Aberta do Brasil como requisito para obtenção do título de Especialista em Legislação Educacional e Inspeção Escolar, sob a orientação da Profª. Ma. Patricia Ebani. Peixoto. Vila Velha/ES, 2011.

SINOP. Secretária Municipal de Educação. Lei N° 815, de 2004: que Institui o Sistema Municipal de Ensino de Sinop. 30 nov. 2004.

TEIXEIRA, L. H. G. Conselhos Municipais de Educação: Autonomia e democratização do ensino. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 34, n. 123, set./ dez. 2004.p. 691-708.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais:Pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

Souza, R. B. de, & Lord, L. J. D. (2012). Conselho Municipal de Educação de Sinop: limites e possibilidades na elaboração das políticas públicas educacionais. Eventos Pedagógicos, 3(3), 231–240. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9324