Análises sociológicas da matriz curricular
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9577Resumo
Este artigo problematiza a matriz curricular como conjunto de saberes estabelecidos pela sociedade e que incidem na formação do indivíduo. O processo educacional, seus instrumentos e conteúdos são discutidos a partir da Sociologia, identificando-os como presentes em todas as sociedades e tendo papel de, através da educação, produzir e controlar o indivíduo em prol da coletividade. As análises neste artigo resultam da revisão bibliográfica sobre o tema, dando-lhe característica de discussão teórica. Como conclusão é defendido que o passo inicial para entender a educação e os conteúdos presentes nas matrizes curriculares é considerar o papel social dos processos educacionais.
Palavras-chave: educação; matriz curricular; processo educacional; controle social; sociologia.
Downloads
Referências
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação, Revista Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas. n. 113, jul. 2001, p.39-50.
AVENA, Norberto Claudia Pâncaro. Processo penal. São Paulo: Método, 2009.
AZEVEDO, Elciene. O direito dos escravos. Campinas: Unicamp, 2010.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília: Congresso Nacional, 1988.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
DURKHEIM, Émile. A educação moral. Petrópolis: Vozes, 2008.
______ . Educação e sociologia. Lisboa: Edições 70, 2001.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
GIDDENS, Anthony; TURNER, Jonathan (Orgs). Teoria social hoje. São Paulo: Unesp, 1999.
MARSHALL, Thomas Humprey. Cidadania, classe social e stratus. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.
MARX, Karl. Coleção Os pensadores: MARX. São Paulo: Nova Cultura, 2005.
MORESCHI, Alejandra Aquino. La subjetividad a debate, Revista Sociológica. Cidade do México. Ano 28, n.80, setembro-dezembro de 2013, p.259-278.
WEBER, Max. Textos selecionados: Max Weber. São Paulo: Círculo do Livro: 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.