Análises sociológicas da matriz curricular

Autores

  • Lucio José Dutra Lord Universidade do Estado do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9577

Resumo

Este artigo problematiza a matriz curricular como conjunto de saberes estabelecidos pela sociedade e que incidem na formação do indivíduo. O processo educacional, seus instrumentos e conteúdos são discutidos a partir da Sociologia, identificando-os como presentes em todas as sociedades e tendo papel de, através da educação, produzir e controlar o indivíduo em prol da coletividade. As análises neste artigo resultam da revisão bibliográfica sobre o tema, dando-lhe característica de discussão teórica. Como conclusão é defendido que o passo inicial para entender a educação e os conteúdos presentes nas matrizes curriculares é considerar o papel social dos processos educacionais.

Palavras-chave: educação; matriz curricular; processo educacional; controle social; sociologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucio José Dutra Lord, Universidade do Estado do Mato Grosso

Graduado em Ciências Sociais e Mestre em Educação pela UFRGS, Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP. Professor Adjunto em Sociologia na UNEMAT.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação, Revista Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas. n. 113, jul. 2001, p.39-50.

AVENA, Norberto Claudia Pâncaro. Processo penal. São Paulo: Método, 2009.

AZEVEDO, Elciene. O direito dos escravos. Campinas: Unicamp, 2010.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília: Congresso Nacional, 1988.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

DURKHEIM, Émile. A educação moral. Petrópolis: Vozes, 2008.

______ . Educação e sociologia. Lisboa: Edições 70, 2001.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

GIDDENS, Anthony; TURNER, Jonathan (Orgs). Teoria social hoje. São Paulo: Unesp, 1999.

MARSHALL, Thomas Humprey. Cidadania, classe social e stratus. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.

MARX, Karl. Coleção Os pensadores: MARX. São Paulo: Nova Cultura, 2005.

MORESCHI, Alejandra Aquino. La subjetividad a debate, Revista Sociológica. Cidade do México. Ano 28, n.80, setembro-dezembro de 2013, p.259-278.

WEBER, Max. Textos selecionados: Max Weber. São Paulo: Círculo do Livro: 1997.

Downloads

Publicado

26-11-2014

Como Citar

Lord, L. J. D. (2014). Análises sociológicas da matriz curricular. Eventos Pedagógicos, 5(4), 78–88. https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9577