Análises sociológicas da matriz curricular

Autores

  • Lucio José Dutra Lord Universidade do Estado do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9577

Resumo

Este artigo problematiza a matriz curricular como conjunto de saberes estabelecidos pela sociedade e que incidem na formação do indivíduo. O processo educacional, seus instrumentos e conteúdos são discutidos a partir da Sociologia, identificando-os como presentes em todas as sociedades e tendo papel de, através da educação, produzir e controlar o indivíduo em prol da coletividade. As análises neste artigo resultam da revisão bibliográfica sobre o tema, dando-lhe característica de discussão teórica. Como conclusão é defendido que o passo inicial para entender a educação e os conteúdos presentes nas matrizes curriculares é considerar o papel social dos processos educacionais.

Palavras-chave: educação; matriz curricular; processo educacional; controle social; sociologia.

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Biografia do Autor

  • Lucio José Dutra Lord, Universidade do Estado do Mato Grosso
    Graduado em Ciências Sociais e Mestre em Educação pela UFRGS, Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP. Professor Adjunto em Sociologia na UNEMAT.

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Publicado

26-11-2014

Como Citar

Análises sociológicas da matriz curricular. (2014). Eventos Pedagógicos, 5(4), 78-88. https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9577