A iniciação científica e a publicação na graduação como meios de qualidade na formação de ensino superior: uma entrevista com José Roberto Rus Perez

Autores

  • Lucio José Dutra Lord Universidade do Estado do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9612

Resumo

O tema da qualidade da formação profissional há muito tem dirigido as políticas educacionais e influenciado nas matrizes curriculares dos cursos de graduação no país. Contudo, a questão extrapola este espaço e envolve, cada vez mais, as experiências extraclasses. Deste modo a extensão, pesquisa e publicação universitárias assumem papel relevante para a melhoria do ensino.

Nesta entrevista o Professor e Pesquisador Livre Docente José Roberto Rus Perez nos fala da importância da pesquisa e publicação na formação de ensino superior. Seu relato de 30 anos de experiência no Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (NEEP/UNICAMP) evidencia alguns pontos fundamentais para que o ensino de graduação experiencie a pesquisa e divulgação, através da publicação, como pilares de sustentação do bom ensino. Ele também demonstra a estreita relação entre a formação na graduação e as dificuldades vividas na pós-graduação no país, sobretudo pela carência da pesquisa que é, sempre, tão necessária ao trabalho do profissional no mercado ou no setor público, na licenciatura ou no bacharelado.

Cabe ressaltar também que o professor José Roberto Rus Perez é membro do Conselho Consultivo Nacional da Revista Eventos Pedagógicos – REP’s.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucio José Dutra Lord, Universidade do Estado do Mato Grosso

Graduado em Ciências Sociais e Mestre em Educação pela UFRGS, Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP. Professor Adjunto em Sociologia na UNEMAT.

Downloads

Publicado

26-11-2014

Como Citar

Lord, L. J. D. (2014). A iniciação científica e a publicação na graduação como meios de qualidade na formação de ensino superior: uma entrevista com José Roberto Rus Perez. Eventos Pedagógicos, 5(4), 115–121. https://doi.org/10.30681/reps.v5i4.9612