Professores e contextos da disciplina e indisciplina nas aulas de matemática

Autores

  • Edília Hochmann UNEMAT
  • Celma Ramos Evangelista UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9323

Resumo

Esta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de estudo a Indisciplina em sala de aula. Neste sentido fizemos o seguinte questionamento: Como os professores do Ensino Fundamental concebem e lidam com a indisciplina no processo de ensino-aprendizagem da matemática?  Para encontrarmos as respostas desejadas elencamos os seguintes objetivos: Identificar quais os comportamentos considerados como ‘indisciplinados’ pelos professores; Constatar quais são as formas de lidar com a indisciplina e verificar quais as dificuldades apresentadas pelos professores para lidar com a indisciplina no contexto da sala de aula de matemática; Enumerar as possíveis causas da indisciplina apontadas pelos regentes em questão e se eles as consideram importantes para lidar com a mesma. Adotamos a pesquisa de cunho qualitativa, em particular, o estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram observações em sala de aula dos professores e entrevistas semi-estruturadas. Para compreender os conceitos de (in)disciplina, abordadas por estudiosos do tema, recorremos aos seguintes autores: Celso dos Santos Vasconcellos, Julio Groppa Aquino e Rita Melissa Lepre. A partir dos dados coletados e da revisão da literatura realizada podemos dizer que independente da disciplina lecionada os alunos apresentaram comportamento indisciplinado e que os professores devem estar preparados para lidar com essas dificuldades, pois a indisciplina se manifesta com freqüência em sala de aula.

Palavras-chave: matemática; educação matemática; professores; disciplina; indisciplina.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AQUINO, Julio Groppa (org.). Indisciplina na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.

CRUZ, Márcia Cristina P. A indisciplina no contexto de sala de aula. São Paulo, 2000. Disponível em: . Acesso em: 26 maio 2010.

EVANGELISTA, Celma Ramos. (In)disciplina na visão de Estagiários do Curso de Matemática na visão de estagiários do Curso de Matemática da Unemat (Sinop/MT).Cuiabá: Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, 2004. (Dissertação Mestrado).

GENTILE, Paola. A indisciplina como aliada. São Paulo, 2002. Disponível em: . Acesso em: 25 maio 2010.

LEPRE, Rita Melissa. Desenvolvimento moral e indisciplina na escola. In: Nuances- v. V –Julho de 1999.

LUDKE, Menga; ANDRE, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARTINS, Maris. Possíveis causas da indisciplina na sala de aula e na escola. 2005. Disponível em: Acesso em: 25 maio 2010.

MULLER, José Luiz. Disciplina/indisciplina no cotidiano escolar, Ijuí: Ed. Unijuí, 2001- 88p. (coleção trabalhos acadêmico-científicos. Séries dissertações de mestrado; 5).

PROFESSOR 1. Professor 1: depoimento. [05 mai. 2011]. Entrevistadora: Edilia Hochmann. Sinop, MT, 2011. Gravação Digital. (20 min). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre a indisciplina nas aulas de Matemática).

PROFESSOR 2. Professor 2: depoimento. [10 maio 2011]. Entrevistadora: Edilia Hochmann. Sinop, MT, 2011. Gravação Digital. (15 min). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre a indisciplina nas aulas de Matemática).

PROFESSORA 3. Professora 3: depoimento. [04 mai. 2011]. Entrevistadora: Edilia Hochmann. Sinop, MT, 2011. Gravação Digital. (17 min). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso (TCC sobre a indisciplina nas aulas de Matemática).

VASCONCELOS, Maria Lucia M. Carvalho (org.). (In)disciplina, escola econtemporaneidade. Niterói: Intertexto: São Paulo: Mackenzie, 2001.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola, 11. ed. (cadernos pedagógicos do Libertad; v. 4), Libertad, São Paulo, 2000.

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

Hochmann, E., & Evangelista, C. R. (2012). Professores e contextos da disciplina e indisciplina nas aulas de matemática. Eventos Pedagógicos, 3(3), 270–283. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9323