Família e escola: a orientação contra o abuso sexual
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9308Resumo
Este artigo sobre a família e escola direcionando a abordagem do abuso sexual infantil, objetiva averiguar como se realiza a orientação sobre este assunto nesses ambientes, como essa problemática pode refletir no desenvolvimento escolar da criança abusada. A pesquisa se desenvolveu em uma escola pública, no município de Sinop, Mato Grosso. Trata-se de um Estudo de Caso, com abordagem qualitativa. O trabalho contribui apresentando pontos relevantes para a discussão do polêmico assunto. Constatou-se a necessidade de mobilizar a sociedade a realizar diálogos preventivos, idealizando a proteção, saúde psicológica e o desenvolvimento da criança.
Palavras-chave: educação; ensino fundamental; orientação; abuso sexual infantil; sociedade.
Downloads
Referências
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Traduzido por Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.
BRASIL. Estatuto da Criança e Adolescente: Lei nº 8.069/90, Brasília, 1990. Disponível em: < http://www.planalto .gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm >. Acesso em: 04 de Nov. de 2012.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991.
DUPAS, Margarida Azevedo. Psicanálise e Educação: construção do vínculo e desenvolvimento do pensar. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008.
GESTORA. Gestora: depoimento. [27 set. 2012]. Entrevistadora: Poliana Acs Teodoro. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular LG (11 min 24 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o abuso sexual.
MÃE 01. Mãe 01: depoimento. [30 jul. 2012]. Entrevistadora: Poliana Acs Teodoro. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular LG (07 min 40 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o abuso sexual.
MÃE 02. Mãe 02: depoimento. [30 jul. 2012]. Entrevistadora: Poliana Acs Teodoro. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular LG (07 min 56 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o abuso sexual.
MÃE 03. Mãe 03: depoimento. [30 jul. 2012]. Entrevistadora: Poliana Acs Teodoro. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular LG (09 min 32 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o abuso sexual.
PROFESSORA 01. Professora 01: depoimento. [29 ago. 2012]. Entrevistadora: Poliana Acs Teodoro. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular LG (12 min 48 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o abuso sexual.
PROFESSORA 02. Professora 02: depoimento. [08 set. 2012]. Entrevistadora: Poliana Acs Teodoro. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular LG (10 min 23 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o abuso sexual.
PSICÓLOGA. Psicóloga: depoimento. [24 out. 2012]. Entrevistadora: Poliana Acs Teodoro. Sinop, MT, 2012. 1 aparelho celular LG (28 min 34 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o abuso sexual.
SANDERSON, Christiane. Abuso Sexual em Crianças: fortalecendo pais e professores para proteger crianças contra abusos sexuais e pedofilia. (F. de Oliveira, Trad.). São Paulo: M. Books do Brasil, 2005.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.