Música e educação: a música no processo ensino/aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9336Resumo
Este artigo apresenta a importância da música no ensino das crianças da educação infantil. Procurou-se investigar se as professoras utilizam a música no processo ensino/aprendizagem com as crianças de cinco a seis anos. A metodologia utilizada de caráter qualitativa, valendo-se da observação e questionários. Concluiu-se que a música não é somente um instrumento didático-pedagógico, mas que ela se coloca como mediadora e organizadora do processo de aprendizagem das crianças, elevando sua sensibilidade musical. Assim a criança desenvolve suas capacidades de pensar, criar e produzir dentro de seu contexto educativo, pois a música fala por si só e contribui para o desenvolvimento integral da criança onde a mesma é um sujeito de aberto a novas experiências.
Palavras-chave: educação; educação infantil; música; alunos e educadores; abordagem qualitativa.
Downloads
Referências
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução àMetodologia do Trabalho Cientifico. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
ARIÈS, Philippe. História social da Criança e da Família. 2 ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Cientificos Editora S.A. 1981.
BRASIL, Ministério da Educação do Desporto. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1998. 3v.: il.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. V 3. Conhecimento de Mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Política de Educação Infantil no Brasil:Relatório de Avaliação. Ministério da Educação. Brasília: MEC/SEB,Unesco, 2009.
BEYER, Ester (org). Ideias em Educação Musical. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1999.
BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo. Peirópolis, 2003.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 2003.
LUDKE, Menga; ANDRÉ A. D. E, Marli. Pesquisa em Educação:Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Ed. Atlas S.A 1987.
PROFESSORA 1. Professora 1: depoimento. [15 nov. 2012]. Registro: Daiane Cristina Tennroller. Sinop, MT, 2012. 1 questionário (5 laudas). Entrevista concedida para conclusão de monografia Música e Educação.
PROFESSORA 2. Professora 2: depoimento. [15 nov. 2012]. Registro: Daiane Cristina Tennroller. Sinop, MT, 2012. 1 questionário (5 laudas). Entrevista concedida para conclusão de monografia Música e Educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.