A alfabetização da criança especial com Síndrome de Down

Autores

  • Adriana Pacheco Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Maria Angélica Dornelles Dias Universidade do Estado de mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9310

Resumo

Este artigo, discute como é a alfabetização da criança com Síndrome de Down no Ensino Fundamental da Escola Municipal Basiliano do Carmo de Jesus na cidade de Sinop-MT. O objetivo foi investigativo para conhecer quais metodologias são usadas por professores na alfabetização da criança com Síndrome de Down. A pesquisa foi estudo de caso, utilizaram-se como ferramentas para a coleta de dados, a observação e o questionário semiestruturado. Através deste estudo ressalta-se a importância de olhar o processo de inclusão/alfabetização do aluno Down, meios didáticos e, avaliação que os considere dentro de suas limitações.

Palavra-chave: educação; educação especial; alfabetização; criança com Síndrome de Down; estudo de caso.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana Pacheco, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Acadêmica do curso de Pedagogia da UNEMAT - campus de Sinop
  • Maria Angélica Dornelles Dias, Universidade do Estado de mato Grosso
    Profª Ms. da UNEMAT - campus de Sinop

Referências

LAMÔNICA, Dionísia A. C.; VITTO, Luciana P. M. de; GARCIA, Fabiane C.; CAMPOS, Lílian C. Avaliação do processo receptivo: investigação do desenvolvimento semântico em indivíduos com síndrome de Down. Rev. Brás. Ed. Esp., Marília. Jan-Abr. v 11, n.1, 81-96.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986.

MONTOAN, M.T.E.; FERREIRA, A. I. F.; RODRIGUES, J, L. Essas crianças tão especiais: manual para solicitação do desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down. Brasília: CORDE, 1993.

PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [22 out. 2012]. Registro por: Adriana Pacheco. Sinop, MT, 2012. 2 laudas. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia sobre a alfabetização da criança com Síndrome de Down, em 2012.

PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [22 out. 2012]. Registro por: Adriana Pacheco. Sinop, MT, 2012. 2 laudas. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia sobre a alfabetização da criança com Síndrome de Down, em 2012.

SOUZA, Araci Marins de. Fundamentos Teóricos-Metodológicos na Área de Deficiência Visual. Universidade do Estado de Mato Grosso/CEACD/Sinop: UNEMAT, 2006.

SCHWARTZMAN, J.S. Síndrome de Down. São Paulo: Mackenzie, 1999.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

A alfabetização da criança especial com Síndrome de Down. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(3), 16-23. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9310

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)