A alfabetização da criança especial com Síndrome de Down
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9310Resumo
Este artigo, discute como é a alfabetização da criança com Síndrome de Down no Ensino Fundamental da Escola Municipal Basiliano do Carmo de Jesus na cidade de Sinop-MT. O objetivo foi investigativo para conhecer quais metodologias são usadas por professores na alfabetização da criança com Síndrome de Down. A pesquisa foi estudo de caso, utilizaram-se como ferramentas para a coleta de dados, a observação e o questionário semiestruturado. Através deste estudo ressalta-se a importância de olhar o processo de inclusão/alfabetização do aluno Down, meios didáticos e, avaliação que os considere dentro de suas limitações.
Palavra-chave: educação; educação especial; alfabetização; criança com Síndrome de Down; estudo de caso.
Downloads
Referências
LAMÔNICA, Dionísia A. C.; VITTO, Luciana P. M. de; GARCIA, Fabiane C.; CAMPOS, Lílian C. Avaliação do processo receptivo: investigação do desenvolvimento semântico em indivíduos com síndrome de Down. Rev. Brás. Ed. Esp., Marília. Jan-Abr. v 11, n.1, 81-96.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986.
MONTOAN, M.T.E.; FERREIRA, A. I. F.; RODRIGUES, J, L. Essas crianças tão especiais: manual para solicitação do desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down. Brasília: CORDE, 1993.
PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [22 out. 2012]. Registro por: Adriana Pacheco. Sinop, MT, 2012. 2 laudas. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia sobre a alfabetização da criança com Síndrome de Down, em 2012.
PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [22 out. 2012]. Registro por: Adriana Pacheco. Sinop, MT, 2012. 2 laudas. Questionário concedido para o Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia sobre a alfabetização da criança com Síndrome de Down, em 2012.
SOUZA, Araci Marins de. Fundamentos Teóricos-Metodológicos na Área de Deficiência Visual. Universidade do Estado de Mato Grosso/CEACD/Sinop: UNEMAT, 2006.
SCHWARTZMAN, J.S. Síndrome de Down. São Paulo: Mackenzie, 1999.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.