Método montessoriano: contribuições para o ensino-aprendizagem da matemática nas séries iniciais

Autores

  • Kely Viviane Gonçalves de Oliveira
  • Roberta D'Angela Menduni Bortoloti

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9341

Resumo

Neste artigo, propomos investigar quais as contribuições do Método Montessoriano para o ensino-aprendizagem da matemática nas séries iniciais. Para isto, tomamos como objetivos aprofundar conhecimentos sobre a origem do método e como aplicá-lo, bem como discutir os principais aspectos do ensino da Matemática para as séries iniciais, quando baseado nos princípios do Método Montessoriano, enfatizando as características dos recursos utilizados e compreendendo a finalidade dos materiais didáticos matemáticos desenvolvidos nessa perspectiva, percebendo seus avanços. Desta forma, foi desenvolvida uma investigação qualitativa do tipo bibliográfica. Para tanto, os dados foram analisados a partir da categorização pré-estabelecida. A categoria principal foi Método Montesssoriano e estendemos às subcategorias abordando o Método e os materiais; o perfil do professor; o perfil do aluno (da criança); o ambiente e avaliação. Podemos constatar que o Método Montessoriano contribuiu para o ensino-aprendizagem da matemática na construção do conceito de número, especificamente do zero, ordenação numérica, as operações, divisibilidade, composição e decomposição, par e ímpar, medida de comprimento, perímetro, área, superfície e volume. Além disso, para a formação humana do aluno, visto que tem como lema a educação para a vida.

Palavras-chave: método montessoriano; material concreto; ensino-aprendizagem da matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta D'Angela Menduni Bortoloti

Departamento de Ciências Exatas e Tecnologicas

Referências

ALMEIDA, T. Maria Montessori: uma história no tempo e no espaço. Rio de Janeiro: Obrape, 2005.

BEZERRA, Manoel Jairo. O material didático no ensino da matemática. Rio de Janeiro: MEC/CADES, 1962.

BÓZIO, Eliana Rabelo. Software de Treinamento e de Divulgação do Método Montessori, 2004.

BUENO, F. S. Dicionário Escolar do Professor. Ministério da Educação e Cultura, Brasília, 1962.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da Matemática. Boletim da SBEM-SP, n. 7, jul.-ago. 1990.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

MARAN, Júlio. Montessori: Uma educação para a vida. São Paulo: Loyola, 1977.

RÊGO, Rômulo Marinho do; RÊGO, Rogéria Gaudêncio do. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. In: LORENZATO, Sergio (Org.). O

Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas: Autores Associados, 2006.

ROSA NETO, Ernesto. Didática da Matemática. 9. ed. São Paulo: Ática, 1996.

ROSAS, Jurema Yara. XIX Curso Intensivo do Sistema Montessori de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Salvador, 2006.

VELOSO, Geraldo. Disponível em:

<http://www.gvcnoticias.jex.com.br/educacao/montessori+historia+sistema+metodologia+e+filisofia>. Acesso em: 08 dez. 2008. Data da publicação: jun. 2003.

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

Oliveira, K. V. G. de, & Bortoloti, R. D. M. (2012). Método montessoriano: contribuições para o ensino-aprendizagem da matemática nas séries iniciais. Eventos Pedagógicos, 3(3), 410–426. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9341