Educação de Jovens e Adultos: uma proposta de inclusão social
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9314Resumo
Este artigo traz para reflexão a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Há, no decorrer do trabalho, reflexões sobre a funcionalidade da EJA, como instituição inclusiva, no que se refere à perspectiva do educando e da sociedade. Para a coleta de dados, utilizaram-se entrevistas semi-estruturadas com professores e alunos e as análises desenvolveram-se no viés sócio-histórico. Os resultados da pesquisa demonstraram que a EJA, apesar das dificuldades, dos problemas, enquanto instituição se mostra como um importante espaço de inclusão dos sujeitos que a buscam, com as diferentes finalidades.
Palavras-chave: educação; Educação de Jovens e Adultos; inclusão social; perspectiva sócio-histórico.
Downloads
Referências
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. rev e ampl. São Paulo: Moderna, 2006.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, 1996.
______ . Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constitui%c3%A7ao.htm>. Acesso em: 30 maio 2011.
______ . Resolução 180/2000-CEE/MT de 22 de agosto de 2000. Fixa normas para a oferta da Educação de Jovens e Adultos no Sistema Estadual de Ensino. Cuiabá: Seduc/CEE, 2000. Disponível em: <http://www.seduc.mt.gov.br/download_file.php?id=506&parent=56>. Acesso em: 30 maio 2011.
CHIZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. Biblioteca da educação, Série1. Escola; v. 16. São Paulo: Cortez, 2003.
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 4.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1993.
MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
PERIPOLLI, Odimar João. Expansão do Capitalismo na Amazônia Norte Mato-grossense: a mercantilização da terra e da escola. (Tese de Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.
RENNER, Rúbia Beatriz. As vivências de Alunos da Educação de Jovens e Adultos/EJA: o caso da Escola Aleixo Schenato, Sinop/MT. Sinop, 2010.
A1. A1: depoimento. [8 mar. 2012]. Entrevistadora: Rosely Ferreira dos Santos. Sinop, MT, 1 gravador (20 min). Entrevista concedida para monografia sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A2. A2: depoimento. [9 mar. 2012]. Entrevistadora: Rosely Ferreira dos Santos. Sinop, MT, 1 gravador (15 min). Entrevista concedida para monografia sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A3. A3: depoimento. [13 mar. 2012]. Entrevistadora: Rosely Ferreira dos Santos. Sinop, MT, 1 gravador (10 min). Entrevista concedida para monografia sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
P1. P1: depoimento. [22 mar. 2012]. Entrevistadora: Rosely Ferreira dos Santos. Sinop, MT, 1 gravador (40 min). Entrevista concedida para monografia sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.