Educação de Jovens e Adultos: uma proposta de inclusão social

Autores

  • Rosely Ferreira dos Santos Universidade do estado de Mato Grosso
  • Odimar João Peripolli Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9314

Resumo

Este artigo traz para reflexão a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Há, no decorrer do trabalho, reflexões sobre a funcionalidade da EJA, como instituição inclusiva, no que se refere à perspectiva do educando e da sociedade. Para a coleta de dados, utilizaram-se entrevistas semi-estruturadas com professores e alunos e as análises desenvolveram-se no viés sócio-histórico. Os resultados da pesquisa demonstraram que a EJA, apesar das dificuldades, dos problemas, enquanto instituição se mostra como um importante espaço de inclusão dos sujeitos que a buscam, com as diferentes finalidades.


Palavras-chave: educação; Educação de Jovens e Adultos; inclusão social; perspectiva sócio-histórico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosely Ferreira dos Santos, Universidade do estado de Mato Grosso
    Acadêmica do curso de Pedagogia da UNEMAT - campus de Sinop
  • Odimar João Peripolli, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Acadêmica do curso de Pedagogia da UNEMAT - campus de Sinop

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. rev e ampl. São Paulo: Moderna, 2006.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, 1996.

______ . Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constitui%c3%A7ao.htm>. Acesso em: 30 maio 2011.

______ . Resolução 180/2000-CEE/MT de 22 de agosto de 2000. Fixa normas para a oferta da Educação de Jovens e Adultos no Sistema Estadual de Ensino. Cuiabá: Seduc/CEE, 2000. Disponível em: <http://www.seduc.mt.gov.br/download_file.php?id=506&parent=56>. Acesso em: 30 maio 2011.

CHIZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. Biblioteca da educação, Série1. Escola; v. 16. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 4.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1993.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

PERIPOLLI, Odimar João. Expansão do Capitalismo na Amazônia Norte Mato-grossense: a mercantilização da terra e da escola. (Tese de Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.

RENNER, Rúbia Beatriz. As vivências de Alunos da Educação de Jovens e Adultos/EJA: o caso da Escola Aleixo Schenato, Sinop/MT. Sinop, 2010.

A1. A1: depoimento. [8 mar. 2012]. Entrevistadora: Rosely Ferreira dos Santos. Sinop, MT, 1 gravador (20 min). Entrevista concedida para monografia sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A2. A2: depoimento. [9 mar. 2012]. Entrevistadora: Rosely Ferreira dos Santos. Sinop, MT, 1 gravador (15 min). Entrevista concedida para monografia sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A3. A3: depoimento. [13 mar. 2012]. Entrevistadora: Rosely Ferreira dos Santos. Sinop, MT, 1 gravador (10 min). Entrevista concedida para monografia sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

P1. P1: depoimento. [22 mar. 2012]. Entrevistadora: Rosely Ferreira dos Santos. Sinop, MT, 1 gravador (40 min). Entrevista concedida para monografia sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

Educação de Jovens e Adultos: uma proposta de inclusão social. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(3), 221-230. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9314

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)