A investigação matemática como propulsora da conscientização em relação à obesidade infantil: uma ação do Observatório da Educação

Autores

  • Helen Carolina Reiterberger
  • Thiélide Verônica da Silva Pavanelli Troian

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9327

Resumo

Apresentamos neste artigo uma ação do Projeto Observatório da Educação com foco em Matemática e Iniciação em Ciências, desenvolvida numa escola de educação básica com alunos do quinto ano do ensino do Fundamental. Essa ação constitui-se no desenvolvimento de uma sequencia didática para aulas de matemática, onde se buscou a articulação entre o conhecimento matemático, por meio da investigação e a conscientização dos alunos em relação ao tema ‘Obesidade Infantil’. A investigação foi planejada e desenvolvida pelo professor da turma, composta por vinte e dois alunos, e por uma acadêmica bolsista do Projeto Observatório. Durante o desenvolvimento da sequência didática a participação e entusiasmo dos alunos foi bastante significativo, levando-nos a inferir que a aprendizagem matemática pode articular-se com a apropriação de conceitos necessários a vida cotidiana dos alunos, como, por exemplo, a obesidade infantil.

Palavras-chave: matemática; investigação; sequência didática; Observatório da Educação; obesidade infantil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

APPLE, M. Ideologia e Currículo. Porto Alegre: Artes Médicas. 1986.

BRÖCKELMANN, Rita Helena. Ciências - 5º Ano. São Paulo: Moderna, 2011.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: da Teoria à Prática. Campinas: Papirus, 2003.

GAMBOA, Silvio Sanches. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologia. Chapecó: Argos, 2008.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortes Editora, 1994.

LORENZATO, Sérgio Aparecido. Geometria. In: A educação matemática em revista. Blumenau, número 04, p. 03-13, 1995 (edição especial).

PORTAL DA SAÚDE - SUS. Ação contra a obesidade infantil. Disponível em: < http http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/4052/162/acao-contra-obesidade-infantil- >. Acesso em: 12 out. 2012.

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

Reiterberger, H. C., & Troian, T. V. da S. P. (2012). A investigação matemática como propulsora da conscientização em relação à obesidade infantil: uma ação do Observatório da Educação. Eventos Pedagógicos, 3(3), 341–351. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9327

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)