A investigação matemática como propulsora da conscientização em relação à obesidade infantil: uma ação do Observatório da Educação
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9327Resumo
Apresentamos neste artigo uma ação do Projeto Observatório da Educação com foco em Matemática e Iniciação em Ciências, desenvolvida numa escola de educação básica com alunos do quinto ano do ensino do Fundamental. Essa ação constitui-se no desenvolvimento de uma sequencia didática para aulas de matemática, onde se buscou a articulação entre o conhecimento matemático, por meio da investigação e a conscientização dos alunos em relação ao tema ‘Obesidade Infantil’. A investigação foi planejada e desenvolvida pelo professor da turma, composta por vinte e dois alunos, e por uma acadêmica bolsista do Projeto Observatório. Durante o desenvolvimento da sequência didática a participação e entusiasmo dos alunos foi bastante significativo, levando-nos a inferir que a aprendizagem matemática pode articular-se com a apropriação de conceitos necessários a vida cotidiana dos alunos, como, por exemplo, a obesidade infantil.
Palavras-chave: matemática; investigação; sequência didática; Observatório da Educação; obesidade infantil.
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