As contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a formação docente

Autores

  • Gleicy Calhau Gomes Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Fátima Aparecida da Silva Iocca Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9307

Resumo

Este artigo trata da formação docente para o ensino fundamental e tem por objetivo investigar as contribuições e desafios do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Realizou-se a pesquisa à partir da metodologia de pesquisa qualitativa segundo a perspectiva fenomenológica, com enfoque na pesquisa-ação. Dentre os sujeitos pesquisados, os principais foram os bolsistas e egressos do PIBID de Pedagogia da UNEMAT- campus Universitário de Sinop-MT. Conclui-se que a formação dos acadêmicos/bolsistas, e a parceria entre universidade/escola, contribui com as práticas educativas idealizadas na escola pública, e com uma formação de mais qualidade para estes bolsistas.

Palavras-chave: educação; formação docente; PIBID; práticas educativas; pesquisa-ação.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gleicy Calhau Gomes, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Acadêmica do curso de Pedagogia UNEMAT - campus de Sinop
  • Fátima Aparecida da Silva Iocca, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Profª Drª da UNEMAT - campus de Sinop

Referências

BICUDO. Maria Aparecida Viggiani. (Org.). Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Ed. Cortez, 2011.

_______. Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo: Cortez, 2000.

BOLSISTA 05. Bolsista 05: depoimento. [25 ago. 2012]. Entrevistadora: Gleicy Calhau Gomes. Sinop, MT, 2012. Entrevista concedida através de questionário para a Trabalho de Conclusão de Curso sobre Formação Docente de Sinop-MT entre 2011 e 2012.

BRASIL. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. 2012. Disponível em: < http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid >. Acesso em: 19/10/2012.

DIRETORA 01.Diretora 01: depoimento. [18 ago. 2012]. Entrevistadora: Gleicy Calhau Gomes. Sinop, MT, 2012. 1 câmera digital sony (20 min 40 seg). Entrevista concedida para a Trabalho de Conclusão de Curso sobre Formação Docente de Sinop-MT entre 2011 e 2012.

GAMBOA. Silvio A. S. Análise epistemológica dos métodos na pesquisa educacional: Um estudo sobre as dissertações de mestrado em educação da UnB. Brasília: Faculdade de Educação UnB, 1982.

IOCCA. Fátima Aparecida da Silva. A pedagogia em foco: programa PIBID no curso de Pedagogia – Sinop/MT. In: SILVA, Agnaldo Rodrigues da (org.). Licenciaturas em foco: Da Universidade à escola. Cáceres: Ed. UNEMAT, 2011. p. 29-42.

JORNAL DA CIÊNCIA. Publicação da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Rio de janeiro, 7 out. 2011. Ano XXV, nº 699.

NÓVOA. António. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

PIMENTA. Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? 10.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PROFESSOR UNIVERSITÁRIO 03. Professor Universitário 03: depoimento. [28 ago. 2012]. Entrevistadora: Gleicy Calhau Gomes. Sinop, MT, 2012. 1 câmera digital sony (30 min 20 seg). Entrevista concedida para a Trabalho de Conclusão de Curso sobre Formação Docente de Sinop-MT entre 2011 e 2012.

PROFESSOR UNIVERSITÁRIO 04. Professor Universitário 04: depoimento. [30 ago. 2012]. Entrevistadora: Gleicy Calhau Gomes. Sinop, MT, 2012. 1 câmera digital sony (40 min 00 seg). Entrevista concedida para a Trabalho de Conclusão de Curso sobre Formação Docente de Sinop-MT entre 2011 e 2012.

SUPERVISORA 02. Supervisora 02: depoimento. [20 ago. 2012]. Entrevistadora: Gleicy Calhau Gomes. Sinop, MT, 2012. 1 câmera digital sony (24 min 45 seg). Entrevista concedida para a Trabalho de Conclusão de Curso sobre Formação Docente de Sinop-MT entre 2011 e 2012.

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

As contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a formação docente. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(3), 101-112. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9307

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)