Educação e a infância no campo: um olhar sobre os diferentes espaços de aprendizagem

Autores

  • Liciane De Costa UNEMAT
  • Odimar João Peripolli UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9309

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre a educação e a infância no campo/rural e seus espaços de aprendizagem. O objetivo foi trazer para a análise e reflexão a importância dos espaços de aprendizagem, para as crianças, como se mostram, se constituem. A metodologia de pesquisa foi do tipo bibliográfica e pesquisa no campo. O estudo de caso foi realizado no Assentamento de Reforma Agrária Gleba Mercedes V, Sinop-MT. A análise dos dados foi feita numa perspectiva sócio-histórica. Conclui-se que as aprendizagens no campo se dão além dos muros da escola como no cotidiano da casa/morada e na comunidade.

Palavras-chave: educação; educação do campo; comunidade/escola/família; estudo de caso.

 

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Liciane De Costa, UNEMAT
    ALUNA DO 7° SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA.
  • Odimar João Peripolli, UNEMAT
    Graduação em Estudos Sociais pela Escola Superior de Estudo Sociais (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes. Educação Lúdica. 9. ed. São Paulo : Loyola, 1998.

ARROYO, Miguel G.; CALDART, Roseli S.; MOLINA, Monica C.(org.). Por uma educação do campo. 4. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

BRASIL. Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394/96. de 20 de dezembro de 1996, Brasília D.O.U, 1996.

_____. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

CALDART, Roseli S. A Escola do Campo em Movimento. In: ARROYO, Miguel G.; CALDART, Roseli S.; MOLINA, Monica C.(org.). Por uma educação do campo. 4.ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000. – (Biblioteca da educação. Serie 1. Escola; v. 16.

CRIANÇA. Criança. Entrevistadora: Liciane De Costa. Sinop, MT, 2012. 1 lauda. Questionário para o Trabalho de Conclusão de Curso de 2012.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez; 1997.

MÃE. Mãe. Entrevistadora: Liciane De Costa. Sinop, MT, 2012. 1 lauda. Questionário para o Trabalho de Conclusão de Curso de 2012.

MARINHO, Ernandes Reis. Um olhar sobre a educação rural brasileira. Brasília: Universa. 2008.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

RECK, Jair. (Org.). Novas Perspectivas para Educação do Campo em Mato Grosso. Contextos: (RE) significando a aprendizagem e a vida. Seduc, MT, 2007.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

WERLE, Flávia Obino Corrêa. Educação Rural em Perspectiva Internacional: instituições, práticas e formação do professor. Ijuí: Unijuí, 2007.

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

Educação e a infância no campo: um olhar sobre os diferentes espaços de aprendizagem. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(3), 159-169. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9309

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)