Educação e a infância no campo: um olhar sobre os diferentes espaços de aprendizagem

Autores

  • Liciane De Costa UNEMAT
  • Odimar João Peripolli UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9309

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre a educação e a infância no campo/rural e seus espaços de aprendizagem. O objetivo foi trazer para a análise e reflexão a importância dos espaços de aprendizagem, para as crianças, como se mostram, se constituem. A metodologia de pesquisa foi do tipo bibliográfica e pesquisa no campo. O estudo de caso foi realizado no Assentamento de Reforma Agrária Gleba Mercedes V, Sinop-MT. A análise dos dados foi feita numa perspectiva sócio-histórica. Conclui-se que as aprendizagens no campo se dão além dos muros da escola como no cotidiano da casa/morada e na comunidade.

Palavras-chave: educação; educação do campo; comunidade/escola/família; estudo de caso.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liciane De Costa, UNEMAT

ALUNA DO 7° SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA.

Odimar João Peripolli, UNEMAT

Graduação em Estudos Sociais pela Escola Superior de Estudo Sociais (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes. Educação Lúdica. 9. ed. São Paulo : Loyola, 1998.

ARROYO, Miguel G.; CALDART, Roseli S.; MOLINA, Monica C.(org.). Por uma educação do campo. 4. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

BRASIL. Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394/96. de 20 de dezembro de 1996, Brasília D.O.U, 1996.

_____. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

CALDART, Roseli S. A Escola do Campo em Movimento. In: ARROYO, Miguel G.; CALDART, Roseli S.; MOLINA, Monica C.(org.). Por uma educação do campo. 4.ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000. – (Biblioteca da educação. Serie 1. Escola; v. 16.

CRIANÇA. Criança. Entrevistadora: Liciane De Costa. Sinop, MT, 2012. 1 lauda. Questionário para o Trabalho de Conclusão de Curso de 2012.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez; 1997.

MÃE. Mãe. Entrevistadora: Liciane De Costa. Sinop, MT, 2012. 1 lauda. Questionário para o Trabalho de Conclusão de Curso de 2012.

MARINHO, Ernandes Reis. Um olhar sobre a educação rural brasileira. Brasília: Universa. 2008.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

RECK, Jair. (Org.). Novas Perspectivas para Educação do Campo em Mato Grosso. Contextos: (RE) significando a aprendizagem e a vida. Seduc, MT, 2007.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

WERLE, Flávia Obino Corrêa. Educação Rural em Perspectiva Internacional: instituições, práticas e formação do professor. Ijuí: Unijuí, 2007.

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

De Costa, L., & Peripolli, O. J. (2012). Educação e a infância no campo: um olhar sobre os diferentes espaços de aprendizagem. Eventos Pedagógicos, 3(3), 159–169. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9309

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)