Experiências com contação de histórias: vivências iniciais da docência
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9312Resumo
Este artigo foi escrito com o intuito de divulgar a importância da Contação de Histórias que é desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A contação de histórias realizada pelo PIBID tem o objetivo de estimular nos alunos o hábito da leitura, e o seu desenvolvimento na escrita. Os sujeitos da pesquisa são alunos do 1º e 5º anos. A pesquisa é qualitativa e caracteriza-se como uma pesquisa-ação. Conclui-se que a contação de histórias é um momento importante para os alunos do ensino fundamental, pois estimula o hábito da leitura e o gosto pelos livros.
Palavras-chave: educação; contação de histórias; professores e alunos; pesquisa-ação.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1991.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução a Metodologia. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
CHIZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
E.A. E.A.: depoimento. [26 jun. 2011]. Entrevistadora: Elen Poliana da Silva. Sinop, MT, 2011. 1 aparelho celular SAMSUNG (05min 40 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Contação de Histórias.
E. R. E.R: depoimento. [10 ago. 2011]. Entrevistadora: Elen Poliana da Silva. Sinop, MT, 2011. 1 aparelho celular SAMSUNG (03min 36 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Contação de Histórias.
GIRARDELLO, G. Voz, Presença e imaginação: a narração de histórias e as crianças pequenas.Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. 2004.
M.A. M.A: depoimento. [10 ago. 2011]. Entrevistadora: Elen Poliana da Silva. Sinop, MT, 2011. 1 aparelho celular SAMSUNG (02min 48 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Contação de Histórias.
P. A. P.A.: depoimento. [05 jul. 2011]. Entrevistadora: Elen Poliana da Silva. Sinop, MT, 2011. 1 aparelho celular SAMSUNG (03min 55 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Contação de Histórias.
R. S. R.S: depoimento. [05 jul. 2011]. Entrevistadora: Elen Poliana da Silva. Sinop, MT, 2011. 1 aparelho celular SAMSUNG (05min 05 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Contação de Histórias.
THIOLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1988.
FRITZEN, Celdon; MOREIRA, Janine. Educação e arte: as linguagens artísticas na formação humana. Campinas. Papirus, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.