Experiências com contação de histórias: vivências iniciais da docência

Autores

  • Elen Poliana da Silva UNEMAT
  • Leandra Ines Seganfredo Santos UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9312

Resumo

Este artigo foi escrito com o intuito de divulgar a importância da Contação de Histórias que é desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A contação de histórias realizada pelo PIBID tem o objetivo de estimular nos alunos o hábito da leitura, e o seu desenvolvimento na escrita. Os sujeitos da pesquisa são alunos do 1º e 5º anos. A pesquisa é qualitativa e caracteriza-se como uma pesquisa-ação. Conclui-se que a contação de histórias é um momento importante para os alunos do ensino fundamental, pois estimula o hábito da leitura e o gosto pelos livros.

Palavras-chave: educação; contação de histórias; professores e alunos; pesquisa-ação.

 

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elen Poliana da Silva, UNEMAT
    Acadêmica do curso de Pedagogia UNEMAT - campus de Sinop
  • Leandra Ines Seganfredo Santos, UNEMAT
    Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1994), mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e doutorado em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada) na UNESP (Rio Preto). É professora concursada na Universidade do Estado de Mato Grosso; Possui experiência nas áreas de metodologias de ensino de Pedagogia e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, formação de professores, crenças, ensino de línguas na Educação Básica. É líder do GEPLIA (Grupo de Estudos e pesquisas em Linguística Aplicada), cadastrado no CNPQ. É membro do CEPEL (Centro de Estudos e Pesquisas em Linguagem) e professora permanente do programa de pós-graduação stricto senso em Linguística, na UNEMAT; É editora da Revista Educação, Cultura e Sociedade, periódico do Curso de Pedagogia da UNEMAT/Sinop e coordena a especialização em Didática no Ensino Superior, no mesmo Curso. É assessora de gestão pedagógica da UNEMAT/Campus Universitário de Sinop e membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Lingüística Aplicada e da Revista Eventos Pedagógico

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1991.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução a Metodologia. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

CHIZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

E.A. E.A.: depoimento. [26 jun. 2011]. Entrevistadora: Elen Poliana da Silva. Sinop, MT, 2011. 1 aparelho celular SAMSUNG (05min 40 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Contação de Histórias.

E. R. E.R: depoimento. [10 ago. 2011]. Entrevistadora: Elen Poliana da Silva. Sinop, MT, 2011. 1 aparelho celular SAMSUNG (03min 36 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Contação de Histórias.

GIRARDELLO, G. Voz, Presença e imaginação: a narração de histórias e as crianças pequenas.Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. 2004.

M.A. M.A: depoimento. [10 ago. 2011]. Entrevistadora: Elen Poliana da Silva. Sinop, MT, 2011. 1 aparelho celular SAMSUNG (02min 48 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Contação de Histórias.

P. A. P.A.: depoimento. [05 jul. 2011]. Entrevistadora: Elen Poliana da Silva. Sinop, MT, 2011. 1 aparelho celular SAMSUNG (03min 55 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Contação de Histórias.

R. S. R.S: depoimento. [05 jul. 2011]. Entrevistadora: Elen Poliana da Silva. Sinop, MT, 2011. 1 aparelho celular SAMSUNG (05min 05 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Contação de Histórias.

THIOLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1988.

FRITZEN, Celdon; MOREIRA, Janine. Educação e arte: as linguagens artísticas na formação humana. Campinas. Papirus, 2008.

Downloads

Publicado

07-12-2012

Como Citar

Experiências com contação de histórias: vivências iniciais da docência. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(3), 60-69. https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9312