Experiências com contação de histórias: vivências iniciais da docência
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v3i3.9312Resumo
Este artigo foi escrito com o intuito de divulgar a importância da Contação de Histórias que é desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A contação de histórias realizada pelo PIBID tem o objetivo de estimular nos alunos o hábito da leitura, e o seu desenvolvimento na escrita. Os sujeitos da pesquisa são alunos do 1º e 5º anos. A pesquisa é qualitativa e caracteriza-se como uma pesquisa-ação. Conclui-se que a contação de histórias é um momento importante para os alunos do ensino fundamental, pois estimula o hábito da leitura e o gosto pelos livros.
Palavras-chave: educação; contação de histórias; professores e alunos; pesquisa-ação.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1991.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução a Metodologia. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
CHIZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
E.A. E.A.: depoimento. [26 jun. 2011]. Entrevistadora: Elen Poliana da Silva. Sinop, MT, 2011. 1 aparelho celular SAMSUNG (05min 40 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Contação de Histórias.
E. R. E.R: depoimento. [10 ago. 2011]. Entrevistadora: Elen Poliana da Silva. Sinop, MT, 2011. 1 aparelho celular SAMSUNG (03min 36 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Contação de Histórias.
GIRARDELLO, G. Voz, Presença e imaginação: a narração de histórias e as crianças pequenas.Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. 2004.
M.A. M.A: depoimento. [10 ago. 2011]. Entrevistadora: Elen Poliana da Silva. Sinop, MT, 2011. 1 aparelho celular SAMSUNG (02min 48 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Contação de Histórias.
P. A. P.A.: depoimento. [05 jul. 2011]. Entrevistadora: Elen Poliana da Silva. Sinop, MT, 2011. 1 aparelho celular SAMSUNG (03min 55 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Contação de Histórias.
R. S. R.S: depoimento. [05 jul. 2011]. Entrevistadora: Elen Poliana da Silva. Sinop, MT, 2011. 1 aparelho celular SAMSUNG (05min 05 seg). Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre Contação de Histórias.
THIOLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1988.
FRITZEN, Celdon; MOREIRA, Janine. Educação e arte: as linguagens artísticas na formação humana. Campinas. Papirus, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.