As mídias digitais e a prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v4i1.9372Resumo
Apresente pesquisa teve como temática o uso das mídias digitais e a práticapedagógica em uma escola de ensino fundamental da cidade de Sinop - MT. Teve comoobjetivo geral entender como ocorre à utilização das mídias e quais as relaçõescom as práticas pedagógicas dos professores regentes. Para a investigaçãoutilizou-se a técnica de entrevista com perguntas semiestruturadas.Verificou-se que os professores utilizam as mídias digitais muito pouco eapontam como o principal motivo a falta de conhecimento frente às tecnologias.
Palavras-chave: educação; ensino fundamental; mídiasdigitais.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de. Integração de tecnologias à educação: novas formas de expressão do pensamento, produção escrita e leitura. In: VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bisnconcini de (Org.). Formação de educadores à distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007.
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2001. In: BENAKOUCHE, Rabah. (Org.) A informática e o Brasil. São Paulo, Rio de Janeiro: Polis; Vozes, 1985.
BRASIL, MEC. Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007 2010 /2007 /Decreto / D6300.htm> . Acesso em: 18 maio 2013.
GOUVÊA, Sylvia Figueredo. Os caminhos do professor na era da tecnologia, Revista de educação e informática, n. 13, abr. 1999.
MARTINS, M. C. Integração das mídias e práticas pedagógicas. In: VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bisnconcini de (Org.). Formação de educadores à distância e integração de mídias. São Paulo: Avercamp, 2007.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
OLIVERIA, V. B. (Org.). Informática em psicopedagogia. São Paulo: Ed. SENAC, 1996.
SANT’ANNA, Ilza Martins; SANT’ANNA, Victor Martins. Recursos educacionais para o ensino: quando e por quê? Petrópolis, Vozes, 2004.
STRAUB, Sandra L.W. Estratégias, desafios e perspectivas do uso da Informática na educação – realidade na escola publica. Sinop: Ed. UNEMAT, 2009.
PROFESSOR A. Professor A: depoimento. [nov. 2012] Entrevistadora: Alvani Feliciana de Brito. Sinop, MT, 2013. 1f. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre as mídias digitais e a prática pedagógica.
PROFESSOR B. Professor B: depoimento. [nov. 2012] Entrevistadora: Alvani Feliciana de Brito. Sinop, MT, 2013. 1f. Entrevista concedida para o Trabalho de Conclusão de Curso sobre as mídias digitais e a prática pedagógica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.