Tecnologia da informação e comunicação como instrumento potencializador das práticas pedagógicas nas salas de recursos de duas escolas de Sorriso-MT

Autores

  • Larissy Cristina Hoffman da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop.
  • Jussara Cristina Mayer Ceron

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9447

Resumo

A sociedade está em constate transformações nos espaço sociais, e os avanços tecnológicos destacam-se nas mudanças que influenciam as metodologias de ensino. Pensando nisso, o desígnio da pesquisa foi identificar, dentro da proposta da Educação Inclusiva, de que forma as tecnologias de informação e comunicação são utilizadas como instrumento de potencialização da aprendizagem em salas de recursos multifuncionais. A pesquisa foi realizada em duas escolas através da investigação qualitativa, por meio de entrevista e questionários a fim de conhecer as práticas pedagógicas dos professores no atendimento educacional especializado e realidade nas classes comum.

Palavras-chave: educação inclusiva; professor; pesquisa qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissy Cristina Hoffman da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop.

Graduanda de Pedagogia UNEMAT - Sinop.

Referências

CARVALHO, Ana Amélia Amorin. Como olhar criticamente o software educativo multimédia. Cadernos SACAUSEF –. n 1, Ministério da Educação, 2005.

FLORES, Angelita Marçal. A Informática na Educação: uma perspectiva Pedagógica. Universidade do Sul de Santa Catarina, 1999.

FREITAS, Sílvia Maria Dias Carneiro. As TIC e os alunos com NEE: a percepção dos professores de educação especial de Viseu. Viseu, 2012. Universidade Católica Portuguesa – dissertação apresentada para mestrado em ciências da educação especialização em educação especial.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para pedagogia Histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2009.

MENDES, Alexandre. TIC – Muita gente está comentando, mas você sabe o que é?. IMasters, 2008. Disponível em: < http://imasters.com.br/artigo/8278/gerencia-de-ti/tic-muita- gente-esta-comentando-mas-voce-sabe-o-que-e/>. Acesso em: 25 ago. 2013.

MONROE, Camila. Conheça as salas de recurso que funcionam de verdade para a inclusão. Revista Nova Escola, ed 231. São Paulo, 2010. Disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/conheca-salas-recurso-funcionam-verdade-para- inclusao-deficiencia-546795.shtml>. Acesso em: 11 mar. 2014.

PSR1. PSR1: depoimento. [abr. 2014]. Entrevistadora: Larissy C. Hoffman da Silva. Sorriso, MT, 2014. Questionário. Entrevista concebida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre tecnologia da informação e comunicação como instrumento potencializador das práticas pedagógicas nas salas de recursos de duas escolas de Sorriso-MT.

PSR3. PSR3: depoimento. [abr. 2014]. Entrevistadora: Larissy C. Hoffman da Silva. Sorriso, MT, 2014. Questionário. Entrevista concebida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre tecnologia da informação e comunicação como instrumento potencializador das práticas pedagógicas nas salas de recursos de duas escolas de Sorriso-MT.

PSR4. PSR4: depoimento. [abr. 2014]. Entrevistadora: Larissy C. Hoffman da Silva. Sorriso, MT, 2014. Questionário. Entrevista concebida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre tecnologia da informação e comunicação como instrumento potencializador das práticas pedagógicas nas salas de recursos de duas escolas de Sorriso-MT.

PSR5. PSR5: depoimento. [abr. 2014]. Entrevistadora: Larissy C. Hoffman da Silva. Sorriso, MT, 2014. Questionário. Entrevista concebida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre tecnologia da informação e comunicação como instrumento potencializador das práticas pedagógicas nas salas de recursos de duas escolas de Sorriso-MT.

SILVA, Albina Pereira de Pinho. O Uso Educativo das Tecnologias da Informação e da Comunicação: uma pedagogia democrática na escola. Porto Alegre: UFRGS, 2005.

Downloads

Publicado

16-07-2014

Como Citar

Silva, L. C. H. da, & Ceron, J. C. M. (2014). Tecnologia da informação e comunicação como instrumento potencializador das práticas pedagógicas nas salas de recursos de duas escolas de Sorriso-MT. Eventos Pedagógicos, 5(2), 191–200. https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9447

Edição

Seção

Seção Artigos