Tecnologia da informação e comunicação como instrumento potencializador das práticas pedagógicas nas salas de recursos de duas escolas de Sorriso-MT
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9447Resumo
A sociedade está em constate transformações nos espaço sociais, e os avanços tecnológicos destacam-se nas mudanças que influenciam as metodologias de ensino. Pensando nisso, o desígnio da pesquisa foi identificar, dentro da proposta da Educação Inclusiva, de que forma as tecnologias de informação e comunicação são utilizadas como instrumento de potencialização da aprendizagem em salas de recursos multifuncionais. A pesquisa foi realizada em duas escolas através da investigação qualitativa, por meio de entrevista e questionários a fim de conhecer as práticas pedagógicas dos professores no atendimento educacional especializado e realidade nas classes comum.
Palavras-chave: educação inclusiva; professor; pesquisa qualitativa.
Downloads
Referências
CARVALHO, Ana Amélia Amorin. Como olhar criticamente o software educativo multimédia. Cadernos SACAUSEF –. n 1, Ministério da Educação, 2005.
FLORES, Angelita Marçal. A Informática na Educação: uma perspectiva Pedagógica. Universidade do Sul de Santa Catarina, 1999.
FREITAS, Sílvia Maria Dias Carneiro. As TIC e os alunos com NEE: a percepção dos professores de educação especial de Viseu. Viseu, 2012. Universidade Católica Portuguesa – dissertação apresentada para mestrado em ciências da educação especialização em educação especial.
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para pedagogia Histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2009.
MENDES, Alexandre. TIC – Muita gente está comentando, mas você sabe o que é?. IMasters, 2008. Disponível em: < http://imasters.com.br/artigo/8278/gerencia-de-ti/tic-muita- gente-esta-comentando-mas-voce-sabe-o-que-e/>. Acesso em: 25 ago. 2013.
MONROE, Camila. Conheça as salas de recurso que funcionam de verdade para a inclusão. Revista Nova Escola, ed 231. São Paulo, 2010. Disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/conheca-salas-recurso-funcionam-verdade-para- inclusao-deficiencia-546795.shtml>. Acesso em: 11 mar. 2014.
PSR1. PSR1: depoimento. [abr. 2014]. Entrevistadora: Larissy C. Hoffman da Silva. Sorriso, MT, 2014. Questionário. Entrevista concebida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre tecnologia da informação e comunicação como instrumento potencializador das práticas pedagógicas nas salas de recursos de duas escolas de Sorriso-MT.
PSR3. PSR3: depoimento. [abr. 2014]. Entrevistadora: Larissy C. Hoffman da Silva. Sorriso, MT, 2014. Questionário. Entrevista concebida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre tecnologia da informação e comunicação como instrumento potencializador das práticas pedagógicas nas salas de recursos de duas escolas de Sorriso-MT.
PSR4. PSR4: depoimento. [abr. 2014]. Entrevistadora: Larissy C. Hoffman da Silva. Sorriso, MT, 2014. Questionário. Entrevista concebida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre tecnologia da informação e comunicação como instrumento potencializador das práticas pedagógicas nas salas de recursos de duas escolas de Sorriso-MT.
PSR5. PSR5: depoimento. [abr. 2014]. Entrevistadora: Larissy C. Hoffman da Silva. Sorriso, MT, 2014. Questionário. Entrevista concebida para Trabalho de Conclusão de Curso sobre tecnologia da informação e comunicação como instrumento potencializador das práticas pedagógicas nas salas de recursos de duas escolas de Sorriso-MT.
SILVA, Albina Pereira de Pinho. O Uso Educativo das Tecnologias da Informação e da Comunicação: uma pedagogia democrática na escola. Porto Alegre: UFRGS, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.