Relação professor-aluno e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v5i2.9538Resumo
Este trabalho aborda o tema relação professor-aluno, relacionando sua influência e suas implicações no processo de aprendizagem. Foram realizadas observações em uma sala de aula do 5º ano do ensino fundamental na Escola Municipal de Educação Básica Maria Aparecida Amaro de Souza, em Sinop, no Estado de Mato Grosso. Esta pesquisa teve como objetivo observar e descrever a interação professor-aluno no processo de Ensino- Aprendizagem usando como principais teóricos Paulo Freire e Mário Osorio Marques. Concluiu-se que o processo de ensino-aprendizagem precisa avançar para possibilitar o educando se emancipar como um sujeito autônomo.
Palavras-chave: educação; relação professor-aluno; Paulo Freire.
Downloads
Referências
CRUZ, Vilma Aparecida Gimenes da. Metodologia da pesquisa científica: administração III. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
FREIRE, Paulo, Política e educação: 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
______ . Pedagogia da indignação: São Paulo: UNESP, 2000.
______ ; SHOR, Ira. Medo e Ousadia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
MARQUES, Mario Osorio. A aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. Ijuí: ed. Unijui, 1995.
SANTOS, Josivaldo Constantino dos. Os dez mandamentos do professor. In: ______ ; PICOLI, Fiorelo (Orgs.). Educação - do Pedagógico ao Econômico. Sinop: Ed.Unemat, 2006.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.