Uso de maquetes no ensino de física: uma experiência metodológica eficiente na construção de aprendizagens significativas

Autores

  • Kaenara Gomes Munhoz
  • Berenice Soares Bueno

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9624

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma sugestão de metodologia inovadora para o ensino da Cinemática, na disciplina de Ciências, no Ensino Fundamental. Tal sugestão baseia-se na utilização de maquetes como recurso didático, uma vez que facilita a elaboração de conceitos e desperta o interesse pela temática abordada. A metodologia teve abordagem qualitativa e os dados foram coletados através de observações realizadas pelos pesquisadores, fundamentadas por referenciais teóricos. Os resultados foram significativos; os alunos mostraram motivação para a elaboração das maquetes e prazer em construir seus próprios conhecimentos de Física.

Palavras-chave: cinemática; maquetes; metodologia; ensino de física.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BEHRENS, M.A. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. 2.ed. Petrópolis,RJ: Vozes, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Naturais. Brasília, 1998.

GUIMARÃES, Luciana Ribeiro. Série professor em ação: atividades para aulas de Ciências: ensino fundamental, 6º ao 9º ano. São Paulo: Nova Espiral, 2009.

HAYDT, R.C. Curso de Didática Geral. 8. ed. São Paulo: Ática, 2006.

ROSENAU, Luciana dos Santos. Didática e Avaliação da Aprendizagem em química. Curitiba: Ibpex, 2008.

ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Downloads

Publicado

24-06-2015

Como Citar

Uso de maquetes no ensino de física: uma experiência metodológica eficiente na construção de aprendizagens significativas. (2015). Eventos Pedagógicos, 6(2), 301-310. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9624