Uso de maquetes no ensino de física: uma experiência metodológica eficiente na construção de aprendizagens significativas
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9624Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma sugestão de metodologia inovadora para o ensino da Cinemática, na disciplina de Ciências, no Ensino Fundamental. Tal sugestão baseia-se na utilização de maquetes como recurso didático, uma vez que facilita a elaboração de conceitos e desperta o interesse pela temática abordada. A metodologia teve abordagem qualitativa e os dados foram coletados através de observações realizadas pelos pesquisadores, fundamentadas por referenciais teóricos. Os resultados foram significativos; os alunos mostraram motivação para a elaboração das maquetes e prazer em construir seus próprios conhecimentos de Física.
Palavras-chave: cinemática; maquetes; metodologia; ensino de física.
Downloads
Referências
BEHRENS, M.A. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. 2.ed. Petrópolis,RJ: Vozes, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Naturais. Brasília, 1998.
GUIMARÃES, Luciana Ribeiro. Série professor em ação: atividades para aulas de Ciências: ensino fundamental, 6º ao 9º ano. São Paulo: Nova Espiral, 2009.
HAYDT, R.C. Curso de Didática Geral. 8. ed. São Paulo: Ática, 2006.
ROSENAU, Luciana dos Santos. Didática e Avaliação da Aprendizagem em química. Curitiba: Ibpex, 2008.
ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.