Encantos do teatro na educação infantil

Autores

  • Rosângela Maria Viana de Souza

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9635

Resumo

Este artigo teve como objetivo abordar a importância do teatro na Educação Infantil. Deste modo utilizou-se de alguns aportes teóricos sendo estes fundamentais neste processo investigativo, destacando Mirian Goldenberg, Claudinéia Barbosa, Agnaldo Rodrigues Silva e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Realizou-se uma entrevista semiestruturada com uma professora da rede pública do município de Sinop da Educação Infantil visando destacar a importância do teatro no processo de ensino-aprendizagem da criança. A pesquisa nos mostrou que se há participação da gestão escolar e toda a comunidade escolar podemos de alguma forma oportunizar as crianças uma educação mais lúdica e de qualidade.

Palavras-chave: educação infantil; teatro; ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Maria Viana de Souza

Acadêmica do Curso de Pedagogia - UNEMAT/Sinop

Referências

BARBOSA, Claudinéia da Silva. O teatro na educação. 26 fev. 2013. Disponível em: http://pt.slideshare.net/azulestrelar/o-teatro-na-educao-artigo-claudineia-da-silva-barbosa Acesso em: 06 nov. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. v. 1, 2 e 3. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Arte. Brasília: MEC/SEF, 1998.

GOLDENBERG, Miriam. A arte de pesquisar. 9. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.

SANTOS, Alinne Neyane dos Santos; SANTOS, Alice Nayara dos Santos. O teatro e suas contribuições para educação infantil na escola pública. 2012. Disponível em: <http://www.infoteca.inf.br/endipe/smarty/templates/arquivos_template/upload_arquivos/acervo/docs/3252p.pdf> Acesso em: 08 nov. 2014.

SILVA, Agnaldo Rodrigues da (Org.). Licenciaturas em foco: da universidade à escola. Cáceres: Ed. UNEMAT, 2011.

SINOP. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria de Educação Infantil. Plano Político Pedagógico da Educação Infantil. 2012.

PROFESSORA Orquídea. Professora Orquídea: questionário. [10 out. 2014]. Entrevistadora: Rosângela Maria Viana. Questionário 1f. Entrevista concedida para Trabalho de Conclusão de Curso Encantos do Teatro na Educação Infantil.

Downloads

Publicado

24-06-2015

Como Citar

Souza, R. M. V. de. (2015). Encantos do teatro na educação infantil. Eventos Pedagógicos, 6(2), 209–217. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9635