A música como ferramenta pedagógica no processo de aprendizagem

Autores

  • Viviane Terezinha Galdino

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9636

Resumo

Este artigo refere-se a uma discussão sobre a música como ferramenta pedagógica na educação pré-escolar, em específico, a forma que é utilizada no processo de aprendizagem das crianças de 4 (quatro) e 5 (cinco) anos de idade, considerando-a como suporte metodológico e contribuinte na extensão da aprendizagem, destacando a maneira em que ela pode auxiliar nas atividades pedagógicas. Tendo como sujeitos professores e crianças. Para realizar a pesquisa, coletei dados através da observação e aplicação de questionários. E para embasar teoricamente as questões presentes no trabalho, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, dialogando com alguns autores como Martins Ferreira e Nicole Jeandot.

Palavras-chave: educação pré-escolar; música; professores e crianças.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Viviane Terezinha Galdino
    Acadêmica do Curso de Pedagogia - UNEMAT/Sinop

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (9394/1996). Brasília, DF: Ministério da Educação e do Desporto, MEC, 2001.

______ . Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. v. 3. Conhecimento de Mundo.

BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.

FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.

JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da música. 3. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. Campinas: Papirus, 2003.

PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [10 de jul. 2014]. Entrevistadora: Viviane Terezinha Galdino. Sinop, MT, 2014. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre a música na educação infantil no ano de 2014.

PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [10 de jul. 2014]. Entrevistadora: Viviane Terezinha Galdino. Sinop, MT, 2014. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre a música na educação infantil no ano de 2014.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

Downloads

Publicado

24-06-2015

Como Citar

A música como ferramenta pedagógica no processo de aprendizagem. (2015). Eventos Pedagógicos, 6(2), 258-267. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9636