A música como ferramenta pedagógica no processo de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9636Resumo
Este artigo refere-se a uma discussão sobre a música como ferramenta pedagógica na educação pré-escolar, em específico, a forma que é utilizada no processo de aprendizagem das crianças de 4 (quatro) e 5 (cinco) anos de idade, considerando-a como suporte metodológico e contribuinte na extensão da aprendizagem, destacando a maneira em que ela pode auxiliar nas atividades pedagógicas. Tendo como sujeitos professores e crianças. Para realizar a pesquisa, coletei dados através da observação e aplicação de questionários. E para embasar teoricamente as questões presentes no trabalho, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, dialogando com alguns autores como Martins Ferreira e Nicole Jeandot.
Palavras-chave: educação pré-escolar; música; professores e crianças.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (9394/1996). Brasília, DF: Ministério da Educação e do Desporto, MEC, 2001.
______ . Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. v. 3. Conhecimento de Mundo.
BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.
FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.
JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da música. 3. ed. São Paulo: Scipione, 1997.
LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. Campinas: Papirus, 2003.
PROFESSORA A. Professora A: depoimento. [10 de jul. 2014]. Entrevistadora: Viviane Terezinha Galdino. Sinop, MT, 2014. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre a música na educação infantil no ano de 2014.
PROFESSORA B. Professora B: depoimento. [10 de jul. 2014]. Entrevistadora: Viviane Terezinha Galdino. Sinop, MT, 2014. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre a música na educação infantil no ano de 2014.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.