A prática de leitura na educação infantil como incentivo na formação de futuros leitores
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9653Resumo
Neste artigo foi apresentado uma reflexão sobre a leitura na educação pré-escolar com crianças de 4 (quatro) e 5 (cinco) anos de idade, a fim de entender como se dá a aprendizagem e o incentivo da leitura neste espaço escolar e qual o papel prático da escola para que essa criança desenvolva bons hábitos de leitura. Para tanto foi realizado pesquisa bibliográfica dialogando com Maria Antonieta Antunes Cunha, Maria Helena Martins e Nelly Novaes Coelho. Foi necessário um trabalho de campo, com observação e aplicação de questionário. Como resultado parcial verificou-se que os educadores tem o conhecimento da importância da leitura, e de como as literaturas ajudam a criança a desenvolver a imaginação.
Palavras-chave: educação pré-escolar; leitura; educadores; aprendizagem.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989.
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 1988.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria-análise-didática. São Paulo: Moderna, 2000.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil: teoria e prática. São Paulo: Ática, 1998.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 1998.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática. 2000.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2006.
PROFESSORA 1. Professora 1: depoimento. [16 jul. 2014]. Entrevistadora: Suzana Machado Rodrigues. Sinop, MT, 2014. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre a leitura na educação infantil no ano de 2014.
PROFESSORA 2. Professora 2: depoimento. [16 jul. 2014]. Entrevistadora: Suzana Machado Rodrigues. Sinop, MT, 2014. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre a leitura na educação infantil no ano de 2014.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.