A prática de leitura na educação infantil como incentivo na formação de futuros leitores

Autores

  • Suzana Machado Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9653

Resumo

Neste artigo foi apresentado uma reflexão sobre a leitura na educação pré-escolar com crianças de 4 (quatro) e 5 (cinco) anos de idade, a fim de entender como se dá a aprendizagem e o incentivo da leitura neste espaço escolar e qual o papel prático da escola para que essa criança desenvolva bons hábitos de leitura. Para tanto foi realizado pesquisa bibliográfica dialogando com Maria Antonieta Antunes Cunha, Maria Helena Martins e Nelly Novaes Coelho. Foi necessário um trabalho de campo, com observação e aplicação de questionário. Como resultado parcial verificou-se que os educadores tem o conhecimento da importância da leitura, e de como as literaturas ajudam a criança a desenvolver a imaginação.

Palavras-chave: educação pré-escolar; leitura; educadores; aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Machado Rodrigues

Aluna do Curso de Pedagogia – UNEMAT – Sinop

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989.

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 1988.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria-análise-didática. São Paulo: Moderna, 2000.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil: teoria e prática. São Paulo: Ática, 1998.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 1998.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática. 2000.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2006.

PROFESSORA 1. Professora 1: depoimento. [16 jul. 2014]. Entrevistadora: Suzana Machado Rodrigues. Sinop, MT, 2014. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre a leitura na educação infantil no ano de 2014.

PROFESSORA 2. Professora 2: depoimento. [16 jul. 2014]. Entrevistadora: Suzana Machado Rodrigues. Sinop, MT, 2014. Questionário (1 f.). Entrevista concedida para o trabalho de conclusão de curso sobre a leitura na educação infantil no ano de 2014.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

Downloads

Publicado

24-06-2015

Como Citar

Rodrigues, S. M. (2015). A prática de leitura na educação infantil como incentivo na formação de futuros leitores. Eventos Pedagógicos, 6(2), 241–249. https://doi.org/10.30681/reps.v6i2.9653